O globo, n. 31980, 26/02/2021. Sociedade, p. 9

 

Bolsonaro contraria ciência e questiona máscaras

26/02/2021

 

 

> O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, sem exibir provas, que já aparecem efeitos colaterais do uso de máscaras na proteção contra a Covid-19. Em transmissão ao vivo numa rede social, ele disse que “começam a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhe, né?”.

> “Uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças, e levam em conta vários itens, como irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem, fadiga...”, disse.

> Desde 2020, a Organização Mundial da Saúde orienta o uso de máscaras fora de casa, principalmente em ambientes fechados. A recomendação inclui crianças. O Ministério da Saúde indica o uso do equipamento de proteção individual para crianças acima de 2 anos.

> A epidemiologista Ethel Maciel lamenta as declarações de Bolsonaro: “Ele deveria estar concentrado em fornecer informações que dissessem às famílias qual a importância da máscara. Aliás, ele deveria dizer que neste momento temos de usar máscaras filtrantes mais potentes, não em crianças porque não existe, mas em adultos, como a PFF2 ou N95”.