O globo, n. 31978, 24/02/2021. Sociedade, p. 11

 

Butantan entrega 1,2 milhão de imunizantes da CoronaVac

Gustavo Schmitt

24/02/2021

 

 

Instituto triplica estimativa inicial de entrega ao Ministério da Saúde e diz que poderá oferecer 5,6 milhões de vacinas até 5 de março

O Instituto Butantan entregou ontem 1,2 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. O volume inicialmente previsto para ser encaminhado ao governo federal era de 426 mil unidades, mas o presidente do instituto, Dimas Covas, disse que a produção diária do imunizante foi ampliada, o que garantiu um volume maior para o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Cabe ao ministério distribuir as doses aos estados. Do total a ser incorporado ao PNI, 271 mil doses ficarão em São Paulo, enquanto as 928 mil doses restantes serão enviadas às demais unidades da federação. Questionado sobre a distribuição, o ministério disse aguardar confirmação das entregas para se manifestar.

Além de comentar o aumento na capacidade de produção de vacinas, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem que até dezembro o Butantan será capaz de produzir a vacina totalmente no Brasil, sem precisar importar insumos da China. Isso será possível depois que a nova fábrica do instituto ficar pronta, o que está previsto para outubro, e passar por todos os testes.

— A fábrica do Butantan está em processo acelerado. Temos dezenas de funcionários trabalhando com jornadas em torno de dez horas por dia para conclusão até o mês de outubro. Em novembro e dezembro serão feitas as instalações dos equipamentos. E ainda em dezembro teremos já a primeira dose da vacina do Butantan 100% produzida no Brasil, o que é um orgulho para o instituto —disse o governador.

As quantidades de doses da CoronaVac que serão entregues ao Ministério da Saúde foram revisadas pelo Butantan. O anúncio foi feito por Dimas Covas e João Doria.

Na semana passada, o governador paulista havia prometido entregar um lote de 3,4 milhões de doses, que seriam divididas em oito entregas de 426 mil unidade até 2 de março. Agora, o Instituto Butantan diz que entregará 5,6 milhões até 5 de março. Além do 1,2 milhão de ontem, deverão ficar prontas, de acordo com a previsão de Covas, 900 mil unidades da vacina ainda hoje. Amanhã e nos dias 26 e 28, estão previstas liberações de 600 mil doses.

DISTRIBUIÇÃO INDEFINIDA

Indagado sobre a distribuição das doses aos estados, o Ministério da Saúde informou, em nota, que “aguarda, conforme previsto em contrato, a oficialização do Instituto Butantan da entrega das doses da CoronaVac produzidas pelo laboratório. A pasta espera, ainda, receber o quanto antes o cronograma atualizado de envio desses imunizantes a fim de que se possa preparar a distribuição da vacina aos estados”.