Correio Braziliense, n. 21102, 04/03/2021. Cidades, p. 20

 

Entrevista - Ibaneis Rocha

José Carlos Vieira 

04/03/2021

 

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirma que o isolamento social é a única solução, neste momento de alta taxa de transmissão da covid-19 (1,08%). “É o que se faz em países como Portugal e Israel nessas horas de picos. Estamos mantendo algumas atividades econômicas exatamente para não deixar a cidade parar”, disse ao Correio, citando a construção civil. Ibaneis criticou quem está aproveitando o drama alheio para fazer política eleitoral. “Toda minha energia é para resolver a crise sanitária. Mas tem gente achando que se deve fazer política sobre o drama de hoje”, ressalta.

Como evitar que a saúde pública entre em colapso e socorrer a economia ao mesmo tempo?

Esse é o maior desafio. Estamos num momento de crise aguda e a única solução é reduzir o fluxo de pessoas na rua para diminuir a transmissão do vírus. É o que se faz em países como Portugal e Israel nessas horas de picos. Estamos mantendo algumas atividades econômicas exatamente para não deixar a cidade parar: construção civil, por exemplo. E vamos abrir o restante o mais rapidamente possível.

Há negociações diretas para adquirir a vacina Sputinik V, produzida no Distrito Federal?

Não. Até porque eles não estão vendendo vacina. Tem muita gente jogando para a plateia.

Se a taxa de transmissão continuar em torno de 1,08% nos próximos dias, o senhor relaxará o lockdown?

A minha esperança é que não fique. Estamos trabalhando para isso.

Há grupos politizando a crise sanitária nos últimos dias, o senhor acha que as eleições de 2022 começaram?

Para mim, não. Não é hora de fazer política. Toda minha energia é para resolver a crise sanitária. Mas tem gente achando que se deve fazer política sobre o drama de hoje. Sobre o drama alheio, eu prefiro respeitar o sofrimento e trabalhar para buscar soluções.