O Estado de São Paulo, n.46391, 22/10/2020. Política, p.A7

 

Collor é alvo de busca em ação que apura propina

22/10/2020

 

 

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação O Quinto Ato para investigar suposto esquema criminoso mantido entre 2014 e 2015, que envolvia pagamento de propinas para intervenção no Ibama, visando à liberação da licença ambiental de instalação do Porto Pontal Paraná.

O senador Fernando Collor (PROS-AL) foi um dos alvos da ofensiva. De acordo com a PF, o nome da operação faz uma referência ao rastreamento feito pelos investigadores a partir do pagamento da "quinta parcela" de um jato executivo adquirido pelo parlamentar.

Cerca de 50 agentes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em endereços em Curitiba, Pontal do Paraná, Gaspar (SC) e São Paulo. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, ainda, o bloqueio de valores dos investigados.

De acordo com a PF, a investigação é desdobramento da Operação Politeia – aberta em 2015, que identificou bens de luxo pertencentes a um parlamentar federal que teriam sido pagos com propinas recebidas de empresários que tinham interesse em sua atuação política. Também há indícios de pagamentos de vantagens indevidas em espécie, ressalta a corporação.

Em suas redes sociais, Collor afirmou que foi "surpreendido" com o que chamou de "ato inusitado". "Fizeram busca e nada apreenderam, até porque não tinha o que ser apreendido. Vou tentar apurar a razão deste fato de que fui vítima. Nada tenho a temer", escreveu o senador.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Senador Arolde de Oliveira morre vítima de covid

22/10/2020

 

 

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), morreu ontem, aos 83 anos, vítima de complicações decorrentes do coronavírus – ele estava internado desde 4 de outubro. A informação foi publicada no perfil oficial do parlamentar, no Twitter. "A família agradece o carinho e orações", diz o comunicado.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Arolde estava no primeiro mandato como senador, após nove como deputado federal. O suplente, Carlos Portinho, assumirá o cargo. Evangélico e dono do grupo MK de Comunicação, Arolde nasceu em São Luiz Gonzaga (RS). Foi integrante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e se formou engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia.