Correio braziliense, n. 21066, 27/01/2021. Negócios, p. 6

 

Auxílio para 196 mil pessoas

Wesley Oliveira 

27/01/2021

 

 

Enquanto o governo e a área econômica resistem em retomar o auxílio emergencial, o Ministério da Cidadania divulgou, ontem, uma lista de brasileiros que terão direito a receber o benefício ainda neste mês. O calendário trata dos trabalhadores que contestaram a negativa da ajuda e tiveram o pagamento reavaliado devido a atualizações de dados governamentais em janeiro de 2021.

Essa contestação foi realizada pelos trabalhadores informais que não concordaram com o resultado do processamento feito, inicialmente, pela pasta do governo federal. Ao todo, 196 mil beneficiários tiveram seus pedidos de revisão acatados e receberão o crédito em poupança social digital ou saque direto a partir de amanhã.

Segundo a portaria assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, serão creditados R$ 248 milhões para esses beneficiários. Diferentemente do que ocorreu com os demais beneficiados pelo programa, as parcelas serão creditadas em uma única vez.

Entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio. Outras 40,9 mil terão direito às três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta.

A contestação desses cadastros foi feita pelo site da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020. "Ao longo dos meses, o governo realizou uma série de cruzamentos de diferentes bases de dados para verificar a elegibilidade dos cidadãos ao auxílio emergencial. Com essa reavaliação, evitamos fraudes e garantimos que os recursos chegassem a quem realmente necessitava", argumentou Onyx Lorenzoni.

O auxílio emergencial foi liberado para 68 milhões de trabalhadores — 32,2% da população e cerca de 40% das residências — pagando o total de R$ 330 bilhões, segundo o Ministério da Cidadania. Tiveram direito aos repasses os integrantes do Programa Bolsa Família, cidadãos incluídos no Cadastro Único (CadÚnico), além de trabalhadores informais, contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e microempreendedores individuais que solicitaram o benefício.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vaciinação para recuperar a economia 

27/01/2021

 

 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, saiu em defesa da vacinação em massa da população brasileira e destacou o efeito positivo que a medida tem sobre novas infecções pela covid-19 e novas internações hospitalares. A equipe econômica tem ressaltado que a vacinação é necessária para a economia retomar seu curso. A medida também poderia evitar um aumento drástico de gastos para bancar uma nova rodada de auxílio emergencial. Campos Neto reconheceu que o recrudescimento da pandemia tende a ter efeitos sobre a economia no primeiro trimestre do ano.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Benefício reduziu a inadimplência 

27/01/2021

 

 

Um estudo elaborado pelos Indicadores Econômicos da Boa Vista afirma que o auxílio emergencial contribuiu, diretamente, na queda de pagamentos com datas de vencimento atrasadas em mais de 15 dias no segundo semestre de 2020.  Em abril do último ano, esses atrasos chegaram a 25,8% para beneficiários do auxílio. Em outubro, essa parcela caiu para 18,3%. Entre aqueles que não receberam o benefício, o valor caiu de 17,7% para 15,6%. O levantamento também conclui que o auxílio colaborou no pagamento de dívidas bancárias, o que teria sido responsável pela recuperação do crédito.