Correio braziliense, n. 21062, 23/01/2021. Brasil, p. 5

 

Governadores favorecem Amazonas

23/01/2021

 

 

O Fórum dos Governadores concordou em destinar 5% das doses da vacina que os Estados receberão para o Amazonas, principalmente Manaus. A proposta foi apresentada, na quinta-feira, pelo governador do Piauí, Wellington Dias e, segundo ele, além de ser "uma questão humanitária", a ação é "estratégica" para evitar a transmissão para outras localidades do país. Em um vídeo publicado no Instagram, ontem, Dias comentou que a situação no Amazonas "é muito mais grave do que antes", em referência à semana passada, e aponta que o vírus já marca forte presença "na divisa com o estado do Pará".

A proposta do governador é que, "na distribuição do novo lote de seis milhões de doses, que a gente possa tirar uma fatia maior, algo como 5%, cerca de 300 mil vacinas, para viabilizar a vacinação em Manaus e nesses municípios mais afetados, inclusive da divisa com os estados".

O recebimento de imunizantes extras pelo Amazonas foi proposto diante do colapso de saúde e da falta de oxigênio registrados em Manaus desde a última semana, e que vem se espalhando pelos demais municípios. Segundo Dias, a ação foi aprovada por parte dos governadores e apoiada pelo Ministério da Saúde.

Enquanto isso, os ministérios públicos Federal, do Trabalho, do estado e de Contas do Amazonas, juntamente com as defensorias públicas da União e estadual, apresentaram à 1ª Vara Federal do Amazonas um pedido para que Manaus informe, diariamente, em seu site, até as 22h, a relação das pessoas que foram vacinadas contra o novo coronavírus até as 19hs do dia respectivo, "com identificação de nome, CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e local onde a exerce".

Segundo os autores da ação, os dados das pessoas que foram priorizadas devem ser divulgados "para que possa haver devido controle social sobre a destinação do bem público altamente escasso nos dias atuais".

Fura-filas
O pedido se dá em meio a denúncias de que pessoas fora do grupo prioritário na imunização estão sendo vacinadas. O MP de ao menos oito estados (Pernambuco, Sergipe, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia), além do Distrito Federal, acompanha os relatos de fura-filas.

Ao comentar os episódios de oportunismo na sequência da vacinação, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, ontem, que pessoas que passam na frente de outras indevidamente demonstram falta de solidariedade e de caráter. "É necessário que as pessoas se conscientizem de que cada um tem de comparecer de acordo com o seu grupo para ser vacinado e não atropelar o processo. Isso aí denota uma falta de solidariedade e até de caráter", disse. (ST e IS)