Título: Lula pede responsabilidade dos EUA diante da crise
Autor: Filgueiras, Maria Luiza
Fonte: Jornal do Brasil, 30/09/2008, Tema do Dia, p. A5

De passagem pelo Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que "os Estados Unidos precisam ter responsabilidade, porque os países emergentes, os países pobres que fizeram de tudo para estabilizar suas economias agora não podem ser vítimas do cassino que montaram na economia americana".

¿ Não é justo que países latino-americanos, africanos e asiáticos paguem pela irresponsabilidade do sistema financeiro americano ¿ afirmou o presidente, destacando em seguida que, sobre a situação brasileira, está tranqüilo. ¿ Sabemos que a crise é grave, que vai comprometer o crédito em todo o mundo, mas estamos seguros. Nossa exportação vai indo bem, e as importações de máquinas e equipamentos também. Nossa indústria continua crescendo. Temos um projeto importante de infra-estrutura, não será agora, em função da crise americana que vamos jogar fora as coisas que conquistamos com tanto sacrifício. Está na hora de o governo americano e o Congresso dos assumirem a responsabilidade que lhes cabe nesta história. Eles criaram este rombo no sistema financeiro e agora têm que tapá-lo, para poder deixar o mundo tranqüilo.

Na opinião do presidente, o pacote foi rejeitado porque "tem gente querendo tirar proveito".

¿ Mas penso que a responsabilidade que os americanos têm diante do mundo vai forçá-los a adotar uma posição. Não existe meio termo: ou eles assumem a responsabilidade de cobrir o rombo que eles permitiram que fosse criado ou criarão uma crise muito séria para o mundo inteiro.