Valor econômico, v. 21, n. 5159, 04/01/2021. Brasil, p. A2

 

Clínicas privadas vão à Índia negociar 5 milhões de doses

04/01/2021

 

 

Uma comitiva formada por representantes de clínicas particulares de vacinação embarca hoje para a Índia
Uma comitiva formada por representantes de clínicas particulares de vacinação embarca nesta segunda-feira para a Índia para negociar a compra de 5 milhões de doses da vacina indiana contra a covid-19, chamada Covaxin. A afirmação foi dada pelo presidente da ABCVac (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas), Geraldo Barbosa, em entrevista à Globonews.
A comitiva, que só deve retornar ao Brasil no dia 10, segundo ele, vai vistoriar o produtor da vacinas para saber qual a capacidade de fornecimento. De acordo com o presidente da associação, que afirma representar 70% das clínicas particulares do país, a negociação se dá com o laboratório indiano Bharat Biotech. Ontem, as autoridades do país asiático aprovaram o uso emergencial da vacina, que está na fase três de testes.
A comercialização de vacinas depende de autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Barbosa disse que a expectativa é que o resultado dessa fase seja divulgado ainda em janeiro, o que levaria o laboratório a entrar com o pedido de registro na Anvisa em fevereiro. “Inicialmente, a notícia era de que as clínicas privadas brasileiras não teriam doses disponíveis, porém, com a entrada desse novo ‘player’ no mercado, tivemos a oportunidade de negociação”, afirmou Barbosa.