Correio braziliense, n. 21007, 29/11/2020. Brasil, p. 6

 

Anvisa analisa quatro vacinas

29/11/2020

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa se quatro candidatas à vacina seguem as exigências necessárias para distribuição e comercialização. Já enviaram os primeiros pacotes com dados os laboratórios Janssen-Cilag, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca.

 Por enquanto, as farmacêuticas submeteram os documentos por meio do processo de submissão contínua, dinâmica autorizada pela Anvisa, no âmbita da pandemia, a fim de dar celeridade ao registro dos imunizantes no país. A mais recente inclusão foi a do Janssen, que enviou, na noite de sexta, o primeiro pacote referente aos dados de qualidade do produto. Dias antes, a farmacêutica Pfizer enviou os documentos dos testes clínicos referentes à BNT162b2.

 A Anvisa tem até 20 dias para analisar os documentos, contados a partir da data do protocolo. Até o momento, o governo federal tem acordo assinado para compra da vacina produzida pela laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, no Reino Unido; e também integra o Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição de imunizantes licenciados. (BL)