Correio braziliense, n. 21003, 25/11/2020. Brasil, p. 5

 

Energia volta 22 dias depois

25/11/2020

 

 

O fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá foi 100% restabelecido, ontem, 22 dias depois do primeiro apagão. A energização do segundo transformador, na subestação Macapá, restabeleceu o fornecimento, segundo o Ministério de Minas e Energia.

A energização do equipamento, essencial para a normalização do fornecimento, estava prevista para ocorrer até amanhã, mas, na última segunda-feira, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, sinalizou que essa operação poderia ser antecipada.

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) também divulgou comunicado informando que restabeleceu a carga de energia em dois transformadores na sua subestação ,na madrugada de ontem. "A LMTE está integralmente mobilizada desde o acidente e trabalhou incansavelmente em conjunto com os demais órgãos governamentais para que a carga voltasse a 100% antes do prazo. A companhia reforça que se solidariza com todos os amapaenses", afirmou a empresa, em nota.

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao comemorar o restabelecimento de 100% da energia no Amapá, defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do Apagão.