O globo, n.31892, 30/11/2020. País, p. 9

 

Candidato de Ciro Gomes, José Sarto vence na capital cearense

Victor Farias 

30/11/2020

 

 

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), José Sarto (PDT) conquistou a prefeitura de Fortaleza após uma disputa acirrada com o deputado federal Capitão Wagner (PROS) — o pleito terminou com uma vitória de 51,69% contra 48,31%, uma diferença de 43,7 mil votos. As pesquisas de intenção de voto já indicavam uma vitória do pedetista na cidade, mas com uma margem maior.

Sarto era o candidato dos irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do PDT, e também contou com o apoio do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e do governador do estado, Camilo Santana (PT). A vitória na cidade é vista como “fundamental” por aliados de Ciro para pavimentar o caminho em uma eventual disputa presidencial em 2022 — Fortaleza é o quinto maior colégio eleitoral do país. Wagner, por sua vez, tinha o apoio do senador Eduardo Girão (Podemos) e de Jair Bolsonaro, apesar de não reforçar na campanha o endosso presidencial. Bolsonaro tem alta rejeição em Fortaleza, com 46% de avaliação ruim e péssima e 26% de ótimo e bom.

Aliados e opositores de Wagner acreditam que essa aproximação prejudicou o seu resultado nas urnas. Nas últimas pesquisas de intenção de votos, divulgadas no sábado, ele aparecia com mais de 20 pontos percentuais de diferença de Sarto. Apesar disso, teve um resultado melhor que em 2016, quando perdeu por sete pontos de diferença.

FRENTE AMPLA NACIONAL

Wagner ganhou projeção pública ao atuar no motim da polícia no estado, em 2012. Ao GLOBO, no dia 21 deste mês, ele negou que fosse “afilhado político” de Bolsonaro:

—Minha relação com o presidente é de apoio, mas de entendimento que eu tenho que divergir quando eu não não acredito em alguma pauta.

No caso de Sarto, além dos apoios locais, o prefeito eleito conseguiu formar uma frente ampla em torno de sua candidatura. Entre os nomes da política nacional que que declararam apoio ao pedetista estão o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

No discurso como prefeito eleito, Sarto pregou a superação das diferenças:

—A minha função é unir Fortaleza, a campanha passou, eleição passou, não se constrói o futuro olhando pelo retrovisor. Meu sentimento, a minha mensagem que foi acolhida pela maioria dos Fortalezenses, é de união, é de reconstruir essa cidade, com pacificação, com tolerância.