O globo, n.31891, 29/11/2020, País, p. 28

 

Para a hora do voto

Rodrigo de Souza 

29/11/2020

 

 

Em meio ao recente aumento de casos de coronavírus no país, o segundo turno da eleição municipal ocorre hoje e, assim como na primeira etapa do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma série de medidas para minimizar o risco de contágio. Conforme o protocolo, o uso de máscara é obrigatório. Nas filas, o distanciamento mínimo de um metro deverá ser respeitado. Além disso, não haverá identificação biométrica, pois, segundo estatísticas analisadas pelo TSE, o procedimento alonga o tempo de votação, além de exigir cuidados extras de higienização. O horário de votação também foi estendido em uma hora, e idosos terão um período preferencial para votar, das 7h às 10h. É proibido comer, beber ou realizar qualquer atividade que exija a retirada da máscara. O ideal é que os eleitores levem a própria caneta, mas, se isso não acontecer, o item estará disponível nas seções eleitorais e será higienizado após cada uso.

Quem não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo, desde que não haja qualquer pendência anterior coma Justiça Eleitora l—é possível consultara situação nosite do TSE. Depois de cada turno, o eleitor ausente tem até 60 dias para apresentara justificativa.

O TSE orienta a permanecerem em casa todos os eleitores que tenham tido febre, principal sintoma da Covid-19, nos últimos 15 dias. Na justificativa, é preciso comprovar o quadro com atestado médico. Os mesários e colaboradores com algum sintoma da doença devem avisar a zona eleitoral em que estão registrados para que sejam substituídos. Uma das possibilidades de apresentar a justificativa é por meio do aplicativo e-Título — hoje, excepcionalmente, não haverá a possibilidade de download.