Correio braziliense, n. 20967, 19/10/2020. Brasil, p. 5

 

País registra 10,9 mil novas infecções e 250 mortes por covid-19

19/10/2020

 

 

O Brasil registrou 230 mortes e 10.982 novos casos de coronavírus ontem, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O balanço foi divulgado no começo da noite. No país, a taxa de letalidade da pandemia permaneceu em 2,9%, mesmo índice registrado na sexta-feira passada. O Brasil contabiliza 153.902 mortes desde os primeiros registros, em março. Ao todo, são 5,2 milhões de infectados.

Os novos números confirmam a tendência de queda que está sendo verificada há cerca de um mês. No auge da pandemia, em julho, o Brasil chegou a ultrapassar a marca de 1.300 mortes por dia. Depois, seguiu um período de platô, com a estabilidade de mortes em um nível alto. A regressão, embora positiva, levanta o temor de uma segunda onda, com as medidas de restrição de prevenção afrouxadas, como ocorre na Europa. No velho continente, o número de novos infectados cresce rapidamente, e as mortes, que estavam em baixa, voltaram a subir.

A região Sudeste segue liderando a quantidade de casos, com 1,8 milhão de infectados, e também de mortos, com 64 mil óbitos. No Rio de Janeiro, apesar de as ruas estarem cheias, a fiscalização foi mantida. No fim de semana, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) aplicou 11 multas no Leblon por aglomeração. A concentração de pessoas, que desrespeitam normas de combate à covid, ocorre principalmente em bares. Um cidadão foi multado por não usar a máscara.