O globo, n. 31848, 17/10/2020. País, p. 17

 

No Brejo do Cruz, exceção feminina na lista de candidaturas

Natália Portinari

17/10/2020

 

 

Cidade da Paraíba é a única cidade do país com minoria de homens nas urnas
Presidente da Câmara Municipal há dez anos e 24 anos de carreira política em São José do Brejo do Cruz, na Paraíba, Ariana Saldanha (PP) está longe do perfil médio do político brasileiro: é lésbica e dona de cabaré em uma cidade vizinha. - Sempre (eles sabiam que eu era lésbica). As pessoas têm esse respeito por mim, pelos meus pais, então muita gente nem toca no assunto. É aquela coisa interior, você sabe que é, mas não fala. Comigo não dou liberdade (para homofobia), sou corajosa. Encravada na região do Catolé do Rocha, um pedaço da Paraíba quase totalmente cercado pelo vizinho Rio Grande do Norte, São José não se distingue apenas pelo perfil de um dos figurões da política local.

A cidade foi emancipada em 1997 do vizinho Brejo do Cruz, nacionalmente conhecido pela música "Brejo Da Cruz" de Chico Buarque, "onde as crianças se alimentam de luz", como o compositor descreveu a fome na canção em homenagem ao músico Zé Ramalho, o filho mais ilustre da cidade. São José, com apenas 1.800 habitantes, ainda carrega uma exceção eleitoral: é o único município do país com mais mulheres do que homens candidatos nas eleições de 2020.

Os candidatos à prefeitura são dois: a atual presidente, Ana Maria (PL), e Kalinne Saraiva, de dem, parente de Ariana, que decidiu não contestar a ação neste ano. A disputa pelo executivo municipal apenas com as mulheres ocorre em apenas 38 outros municípios brasileiros, segundo dados do TSE - menos de 1% das cidades do país. como o compositor descreveu a fome na canção em homenagem ao músico Zé Ramalho, o filho mais ilustre da cidade. São José, com apenas 1.800 habitantes, ainda carrega uma exceção eleitoral: é o único município do país com mais mulheres do que homens candidatos nas eleições de 2020. Os candidatos à prefeitura são dois: a atual presidente, Ana Maria (PL), e Kalinne Saraiva, de dem, parente de Ariana, que decidiu não contestar a ação neste ano. A disputa pelo executivo municipal apenas com as mulheres ocorre em apenas 38 outros municípios brasileiros, segundo dados do TSE - menos de 1% das cidades do país.

como o compositor descreveu a fome na canção em homenagem ao músico Zé Ramalho, o filho mais ilustre da cidade. São José, com apenas 1.800 habitantes, ainda carrega uma exceção eleitoral: é o único município do país com mais mulheres do que homens candidatos nas eleições de 2020. Os candidatos à prefeitura são dois: a atual presidente, Ana Maria (PL), e Kalinne Saraiva, de dem, parente de Ariana, que decidiu não contestar a ação neste ano.

A disputa pelo executivo municipal apenas com as mulheres ocorre em apenas 38 outros municípios brasileiros, segundo dados do TSE - menos de 1% das cidades do país. é o único município do país com mais mulheres do que homens candidatos nas eleições de 2020. Os candidatos à prefeitura são dois: a atual presidente, Ana Maria (PL), e Kalinne Saraiva, de dem, parente de Ariana, que decidiu não contestar a ação neste ano. A disputa pelo executivo municipal apenas com as mulheres ocorre em apenas 38 outros municípios brasileiros, segundo dados do TSE - menos de 1% das cidades do país. é o único município do país com mais mulheres do que homens candidatos nas eleições de 2020.

Os candidatos à prefeitura são dois: a atual presidente, Ana Maria (PL), e Kalinne Saraiva, de dem, parente de Ariana, que decidiu não contestar a ação neste ano. A disputa pelo executivo municipal apenas com as mulheres ocorre em apenas 38 outros municípios brasileiros, segundo dados do TSE - menos de 1% das cidades do país.

A diferença de gênero dos candidatos este ano em São José do Brejo do Cruz é pequena - são 11 mulheres e 10 homens - mas é o suficiente para abri-la em 5.570 municípios. Ainda assim, entre as nove atuais vereadoras, apenas duas são mulheres, Ariana e Janaina De Marito (PL).

O aumento do número de mulheres na disputa é atribuído a uma regra eleitoral que se aplica a todos os municípios: a obrigação dos partidos de lançar pelo menos 30% das candidaturas femininas. Ariana diz que muitas mulheres concorreram nas últimas eleições apenas para cumprir a cota, mas que, este ano "" vai concorrer um pouquinho ". Com uma longa carreira política na cidade, 24 anos no total, 10 à frente do Vereadora, ela acredita que não há preconceito na escolha dos deputados. Mas ele diz que sempre foi "muito forte" e " O salário médio dos trabalhadores formais era de 1,8 salário mínimo. Em 2015, o IBGE identificou que 95,7% das receitas do município provinham de fontes externas. Os cidadãos dependem do dinheiro da própria prefeitura.

Kalinne Saraiva, candidata a executiva do Dem, vê alguns pontos de venda: a pesca artesanal, incentivando pequenos negócios como "estamparia, bonelarias, teares, frutas e horticultura" e, por fim, a produção de requeijão, especialidade da cidade. - Vejo futuro porque nasci e cresci vendo gente sendo atendida no Sistema Único de Saúde de Brejo do Cruz, quando éramos distrito, e hoje não é. vê alguns pontos de venda: a pesca artesanal, incentivando pequenos negócios como "estamparia, bonelarias, teares, frutas e horticultura" e, por fim, a produção de requeijão, uma especialidade da cidade.

- Vejo futuro porque nasci e cresci vendo gente sendo atendida no Sistema Único de Saúde de Brejo do Cruz, quando éramos distrito, e hoje não é. vê alguns pontos de venda: a pesca artesanal, incentivando pequenos negócios como "estamparia, bonelarias, teares, frutas e horticultura" e, por fim, a produção de requeijão, uma especialidade da cidade. - Vejo futuro porque nasci e cresci vendo gente sendo atendida no Sistema Único de Saúde de Brejo do Cruz, quando éramos distrito, e hoje não é assim.