Valor econômico, v. 21, n. 5130, 18/11/2020. Empresas, p. B4

 

Anvisa recebe técnicos russos para conhecer a Sputnik V

Ana Paula Machado

18/11/2020

 

 

Após a visita, a União Química, parceira dos russos no país, pretende encaminar pedido de registro à Anvisa

Uma delegação russa chega nesta quarta-feira ao Brasil para reuniões com o governo brasileiro. Técnicos do Fundo Soberano de Riqueza da Federação da Rússia se reúnem com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apresentação de documentos e esclarecer pontos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Rússia. Segundo o presidente da União Química, Fernando de Castro Marques, após esse encontro a farmacêutica deve protocolar o pedido de registro da vacina junto à agência de regulação brasileira.

“Será uma reunião técnica, de trabalho. Os técnicos russo virão ao Brasil para conhecer as regras regulatórias e apresentar, de forma mais técnica, a vacina. Já nos mandaram toda a documentação, mas queriam ter essa reunião antes de enviarmos o pedido de registro”, disse o executivo.

A União Química tem acordo de produção da vacina russa, a Sputinik V, para o mercado brasileiro e América Latina. A fabricação será feita na unidade de biotecnologia do grupo, a Bthek, em Brasília e o envase será realizado na unidade de Guarulhos (SP).

“As primeiras células-mães já chegaram no Brasil e a produção deve ser iniciada em novembro”, ressaltou. A companhia irá produzir, com risco próprio, a vacina. Segundo Marques, caso o imunizante não seja aprovado no mercado brasileiro, a União Química poderá ser base de exportação dos russos. “O que precisamos é ter a inspeção da fábrica feita pela Anvisa. Mas, temos total confiança de que a vacina será aprovada pelo órgão regulatório do país”

Além da visita na Anvisa, a delegação russa tem agendadas ainda reuniões no Ministério da Saúde e com o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, na quinta-feira, de acordo com o executivo. “Na sexta-feira, após a ida a unidade de envazamento, os técnicos retornam para Moscou. É uma visita realmente de trabalho. Estamos conectados diariamente para tocarmos o projeto.”

O Ministério da Saúde, além da audiência com os russos, já recebeu ontem executivos da Pfizer para conhecer o andamento dos testes clínicos da vacina contra covid-19 da farmacêutica.

Estão previstas, ainda esta semana, de acordo com o ministério, reuniões com as farmacêuticas Janssen, da Johnson & Johnson, e Bharat Biotech (Covaxin) que também possuem vacinas contra o novo coronavírus em estágios avançados de desenvolvimento.

Segundo o ministério, em breve, deve ser apresentado o plano de imunização da população contra a covid-19. “A previsão é que a primeira remessa de vacinas já esteja disponível no primeiro semestre de 2021 e contemple inicialmente os grupos de risco da doença, que serão definidos pelos aspectos epidemiológicos, de eficácia e de segurança da vacina a ser utilizada.”