O globo, n. 31847, 16/10/2020. País, p. 12

 

Em Boa Vista, dois candidatos são acusados de xenofobia

16/10/2020

 

 

Além da imigração venezuelana, dinheiro encontrado na cueca de senador deve ter destaque na disputa pela capital de Roraima

Dois candidatos à prefeitura de Boa Vista, Antonio Carlos Nicoletti (PSL) e Gerlane Baccarin (PP), foram denunciados no Ministério Público Federal (MPF) pela comunidade venezuelana local por xenofobia. Além do grande número de imigrantes na cidade, outro tema que merece destaque na disputa é o dinheiro apurado pela Polícia Federal na cueca e entre as nádegas do senador Chico Rodrigues (DEM-RR). É aliado do candidato do PSDB, deputado federal Sherdan.

Em posts em suas redes sociais no último dia 2, Sherdan se refere a Rodrigues como “um grande amigo, um exemplo de político que busca boa vista” e também disse que representa “fortalecido governo federal, o compromisso de aproximar os e colocarmos recursos em prática nosso plano de governo ””. No mesmo dia, a candidata PSDB compartilhou um vídeo em que a senadora pede para votar nela.

A atual prefeita, Teresa Surita (MD B), não pode disputar a reeleição porque é seu segundo mandato consecutivo. Lançou seu deputado Arthur Henrique (MDB).

Entre os concorrentes também está Luciano Castro (PL), ex-deputado federal por cinco mandatos e ex-líder de seu partido na Câmara.

Os principais partidos de esquerda são representados pelas candidaturas Linoberg (Rede) - o PT faz parte da sua coligação - e Fabio Almeida (PSOL).

 IMIGRANTES

Acusados ​​de xenofobia, os candidatos do PP Ledo PP defenderam em suas campanhas o fim da ajuda estatal aos imigrantes venezuelanos no estado. Durante a pandemia, muitos venezuelanos receberam ajuda emergencial, assim como imigrantes de outros países. Os venezuelanos que chegam a Boa Vista também recebem ajuda da prefeitura para ter acesso aos serviços públicos de saúde e educação.

A denúncia contra eles foi apresentada ontem ao MPF pelo venezuelano Ricardo Delgado, que acusou Nicoletti e Gerlane de "indução e incitação à discriminação e ao preconceito de origem nacional em detrimento dos povos indígenas da República Bolivariana da Venezuela" ”.

Delgado é membro da comunidade indígena Pemon, presente no município venezuelano de Sabana Grande, na fronteira com o Brasil, e atua como voluntário na região onde se concentra o maior número de refugiados venezuelanos no país.

—Fiz a denúncia em nome de todos os venezuelanos que vivem em Boa Vista contra dois candidatos que estão incitando a xenofobia - disse Delgado ao GLOBO.

A reclamação apresentada lembra que a Lei de Imigração (13.445 / 2017) repudia e previne a xenofobia, prevê a inclusão social dos imigrantes e o acesso aos serviços públicos de saúde e assistência social sem discriminação, entre outros. O documento também cita o alei 7.716 / 1989, que define crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Em seu artigo 20, o a lei prevê pena de até três anos de reclusão e multa.

Nas redes, Nicoletti prometeu que em sua eventual gestão como prefeito “o venezuelano não terá privilégios” ”. Já Gerlane garantiu que“ vamos limitar a assistência médica e as vagas nas escolas para os imigrantes. Entendemos que a imigração é uma questão difícil e respeitamos todos os imigrantes. Mas as boas visões precisam voltar a ser prioridade para a prefeitura ”.