O globo, n. 31834, 03/10/2020. País, p. 11

 

Liderança com empate técnico em São Paulo

Sérgio Roxo

03/10/2020

 

 

Russomanno (Republicanos) tem 26% das intenções de voto, seguido por Bruno Covas (PSDB), com 21%, segundo o Ibope. Eles oscilaram dentro da margem de erro em relação à primeira pesquisa. Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB) estão com 8%

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, manteve a primeira posição da corrida pela prefeitura de São Paulo, com 26% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem. Bruno Covas (PSDB) segue em segundo lugar, com 21%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Russomanno e Covas apresentaram apenas oscilações dentro da margem de erro em relação à primeira pesquisa, que havia sido divulgada no dia 20. O candidato do Republicanos tinha 24% no levantamento anterior e o atual prefeito, 18%. A pesquisa não pegou os efeitos do primeiro debate realizado pela TV Bandeirantes na noite de quinta-feira, já que foi realizada entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Foram ouvidos 805 eleitores na pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número SP-09520/2020. O empate técnico na terceira posição entre Guilherme Boulos (PSOL), com 8% das intenções de voto, e Márcio França (PSB), com 7%, também foi mantido. O levantamento foi encomendado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela Rede Globo. Os dois primeiros colocados são os campeões de rejeição. Entre os entrevistados, 31% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano e 27% disseram o mesmo sobre o candidato do Republicanos. Assim como no levantamento anterior, Russomanno vai melhor entre os eleitores de baixa renda, com menor escolaridade e evangélicos. Ele chega a 35% das intenções de voto no grupo que ganha até um salário mínimo e atinge apenas 12% dos que recebem mais de salários mínimos.   

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Kalil tem chance de se reeleger no primeiro turno em BH

Thiago Herdy

03/10/2020

 

 

João Vítor Xavier (Cidadania), segundo lugar na pesquisa Ibope, tem só 4%

O Ibope divulgou ontem a primeira pesquisa eleitoral de intenção de voto para prefeito de Belo Horizonte de 2020. A seis semanas do primeiro turno das eleições, o candidato Alexande Kalil (PSD) larga na disputa à frente dos adversários, com 58% dos votos totais. Ou seja, de acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, Kalil venceria no primeiro turno. O resultado dessa primeira pesquisa Ibope deixa Kalil numa situação confortável e com grandes chances de vencer já no primeito turno: primeiro porque o adversário que ocupa o segundo lugar no levantamento, João Vítor Xavier (Cidadania), tem 4% das intenções de voto; e também porque o índice de rejeição ao prefeito é relativamente baixo, de 16%. Em terceiro lugar na disputa está Áurea Carolina (PSOL) e Bruno Engler (PRTB), ambos com 3%. Rodrigo Paiva (Novo) Nilmário Miranda (PT) pontuaram 2%, cada. Com 1% estão Cabo Xavier (PMB), Lafayette Andrada (PR), Luisa Barreto (PSDB), Wendel Mesquita (Solidariedade) e Marilia Domingues (PCO). Foram citados por menos de 1% dos entrevistados Fabiano Cazeca (PROS), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Wanderson Rocha (PSTU). Marcelo Souza e Silva (Patriota) não foi citado pelos eleitores.  

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que com a exceção de Kalil, todos os candidatos estão empatados tecnicamente. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e ouviu 805 eleitores de Belo Horizonte, entre 30 de setembro de 2 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. A maior parte dos eleitores, 29%, disse não saber ou preferiu não responder. Além de Kalil, Cabo Xavier (PMB) tem 16% de rejeição.

  EQUILÍBRIO NO RECIFE

Em Recife, a pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo “Jornal do Commercio”, também divulgada ontem, aponta João Campos (PSB), com 23%, em primeiro lugar. Atrás dele seguem Mendonça Filho (DEM), com 19%; Marília Arraes (PT), com 14%; e Delegada Patrícia (Podemos), com 11%. Os demais candidatos alcançaram 1% ou menos de 1%. Os nomes de João Campos e Mendonça Filho também estão no topo quando se trata de rejeição: ambos têm 36%. A pesquisa Ibope tem margem de erro de 3 pontos. Foram ouvidas 850 eleitores entre 30 de setembro de 2 de outubro, e o nível de confiança é de 95%.