O globo, n. 31829, 28/09/2020. País, p. 4

 

Por causa da Covid, candidatos alteram agendas de rua

Marlen Couto

28/09/2020

 

 

Após alerta do TRE às normas sanitárias, eventos reduzem contato com apoiadores

 No primeiro dia de campanha, parte dos candidatos a prefeito do Rio optou ontem por evitar o contato com apoiadores nas ruas da cidade, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) alertar que devem seguir normas sanitárias contra a pandemia de Covid-19 ao longo da eleição. Houve quem cancelou agendas que já haviam sido divulgadas e quem restringiu o acesso ao evento como medida para evitar aglomerações, mas a principal saída foi recorrer a lives nas redes sociais.

O governo do estado enviou na semana passada ao TRE-RJ uma sugestão de protocolo para a realização da campanha eleitoral. O tribunal informou, na última sexta-feira, que ainda debatia mudanças e que, até haver essa definição, valem as regras do último decreto estadual. Assim, até 6 de outubro, estão proibidos eventos com aglomeração de pessoas.

O candidato do MDB à prefeitura, o vereador Paulo Messina, que pretendia fazer um corpo acor pona manhã de ontem no calçadão de Bangu, cancelou o evento, alegando em nota o “respeito às recentes determinações do TRE”. Em vez de ira o calçadão, o candidato visitou com sua família, à tarde, a Basílica do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte.

enata Souza, candidata do PSOL à prefeitura, restringiu a agenda a uma visita ao Cais do Valongo, na Saúde, para evitar o risco de aglomerações. O evento acabou virando uma live transmitida direto do antigo cais, reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Já a ex-governadora e deputada federal Benedita da Silva (PT) participou pela manhã de uma conversa com lideranças comunitárias de favelas cariocas no Morro do Vidigal, na Zona Sul. Oeven tofo ifechadoà imprensa, soba alegação de manter a segurança sanitária.

Candidato da Rede, o expresidente do Flamengo Bandeira de Mello também alterou sua agenda em função das restrições do decreto estadual. Em vez de uma caminhada com todos os candidatos a vereador do partido no entorno do Maracanã, optou por fazer o trajeto sozinho ao lado da vice, a ex-vereadora Andrea Gouvêa Vieira. Depois, fez um encontro com candidatos à Câmara ocorreu numa casa na Gávea, Zona Sul da cidade.

O partido Novo, que lançou Fred Luz à prefeitura, decidiu cancelara caminhada de lançamento oficial de seus candidatos que estava prevista para Copacabana. A sigla iniciou a campanha por meio de uma live nas redes sociais de Fred Luze do diretório do Rio.

No sábado, a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio expediu uma recomendação aos diretórios fluminenses dos partidos na qual alertou sobre a necessidade de atos de campanha se adequarem a normas sanitárias contra a Covid-19.