Valor econômico, v. 21, n. 5112, 22/10/2020. Brasil, p. A4

 

Para TCU, total de obras com sinal de desvio cai, mas segue alto

Murillo Camarotto

22/10/2020

 

 

52% dos projetos analisados apresentam vestígios de irregularidades graves, segundo o tribunal

O número de obras públicas com indícios de desvios caiu neste ano, mas a quantidade de problemas ainda é bastante elevada. De acordo com relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), dos 59 projetos selecionados para fiscalização neste ano, 31 (52%) apresentaram vestígios de irregularidades graves.

Apesar de alto, o volume de problemas é menor do que o verificado no ano passado, quando 59 das 77 obras foram fiscalizadas apresentaram indícios de falhas, um percentual de 76%.

O número de projetos considerados nesse levantamento não representa o total de fiscalizações realizadas pelo tribunal de contas no período. Ainda assim, o relatório é importante porque considera as obras maiores, ou seja, de custo mais elevado para os cofres públicos.

O relatório aponta quatro obras com recomendação de paralisação, uma pequena redução sobre 2019, quando a lista trazia cinco projetos. Neste ano estão com o carimbo de paralisação o Canal do Sertão Alagoano, a adequação do trecho baiano da BR-116, a construção da BR-040/RJ e a ampliação da BR-290/RS.

As duas primeiras obras já constavam no levantamento de 2019. O pedido de interrupção dos projetos problemáticos é encaminhado para as comissões responsáveis no Congresso, que decidem se bloqueiam ou não as verbas públicas. Em alguns casos, o custo da interrupção é maior do que da conclusão do projeto.