Correio braziliense, n. 20951, 03/10/2020. Brasil, p. 5

 

Vacina chinesa pede registro

03/10/2020

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, ontem, o primeiro pacote com dados para iniciar o procedimento de registro da Coronavac, a vacina chinesa contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o instituto Butantan. Esta é a segunda candidata que envia informações sobre o desenvolvimento e resultado por meio do novo protocolo de submissão contínua, que tem como objetivo acelerar o processo de registro.

A adaptação no envio das informações consiste em possibilitar que as fabricantes dos imunizantes possam registrar novos dados parceladamente, à medida em que surgem novidades.

“O número de ciclos de aditamentos dependerá do número de pacotes a serem submetidos pela empresa interessada, não havendo limite imposto pela Anvisa. Recomendamos que a empresa não fique aguardando a juntada de determinada quantidade de documentos para, então, submetê-los à agência, uma vez que isso desvirtua o propósito do procedimento, que é o de dar maior celeridade à análise”, instrui a nota técnica da Anvisa, divulgada na quinta-feira.

Agora, a agência reguladora tem 20 dias para analisar a remessa inicial de dados da candidata chinesa. A vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em colaboração com a Universidade de Oxford, também já está sendo analisada. (BL)