O Estado de São Paulo, n.46284, 07/07/2020. Política, p.A5

 

Bolsonaro faz novo exame para covid-19; resultado sai hoje

Jussara Soares

07/07/2020

 

 

'Presidente apresenta bom estado de saúde', diz nota do governo; a apoiadores ele disse que estava 'tudo bem'

O presidente Jair Bolsonaro fez ontem à noite novo teste para covid-19. O resultado sairá hoje, segundo a Presidência da República. Segundo nota, Bolsonaro apresentava, ontem à noite "bom estado de saúde."

Antes de fazer oteste, Bol sonar o disse, a apoiadores, que havia realizado ex amenos pulmões, à tarde, e estava "tudo bem". "Eu vim agora do hospital, fiz uma 'chapa' de pulmão. Tá tudo limpo", afirmou ele, em frente ao Alvorada.

De acordo coma CNN Brasil, o presidente relatou ter apresentado febre de 38ºc, um dos sintomas da doença, ejá está tomando hidroxicloroquina, medicamento que não tema eficácia comprovada contra acov id19. O exame no pulmão foi realizado no Hospital das Forças Armadas. O Estadão confirmou com fontes do Palácio do Planalto e do hospital que Bolsonaro teve febre ontem.

Mesmo admitindo a suspeita, o presidente parou para falar com o grupo que o aguardava na porta da residência oficial. Ele usava máscara durante a conversa e pediu que as pessoas não se aproximassem. "Não pode chegar muito perto não, tá? Recomendação para todo mundo." A um apoiador que pediu paratiraram ás cara e bate ruma foto, o presidente primeiro concordou, mas depois disse ao homem que não havia autorizado.

Segundo a agenda oficial, o presidente despachou durante todo o dia e esteve com seis ministros. Ele teve reuniões com os ministros Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-geral) e Levi Mello (Advocacia-geral da União). a última agenda ocorreu às 16h40 com o secretário especial de Cultura, Mário Frias.

Bolsonaro já havia feito três testes para covid-19 em março, após viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente Donald Trump. Pelo menos 23 pessoas da comitiva brasileira foram diagnosticadas pela doença.

Na ocasião, Bolsonaro anunciou que o resultado foi negativo, mas se recusou a mostrar os exames. Os documentos foram divulgados depois de o Estadão entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para obrigar que informação fosse divulgada em nome do interesse público.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Com coronavírus, Virgílio está em SP para tratamento

Pedro Venceslau

07/07/2020

 

 

Contaminado com o novo coronavírus, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), de 74 anos, embarcou na tarde de ontem para São Paulo, onde vai concluir o tratamento no hospital Sírio-libanês, na capital. O tucano viajou em uma aeronave alugada, acompanhado da mulher, Elisabeth Ribeiro, que também contraiu a doença.

O prefeito, que estava no Hospital Adventista de Manaus, vem se recuperando bem e não irá para a UTI em São Paulo. Ele não precisou ser entubado. De acordo com boletim médico, Virgílio apresenta "melhora global".

O Amazonas conta 75.945 casos confirmados de covid-19, com 2.918 óbitos, segundo informações da Fundação de Vigilância Sanitária.