Correio braziliense, n. 20945, 27/09/2020. Política, p. 3

 

Entorno cobiçado

27/09/2020

 

 

A disputa pelas prefeituras do Entorno do Distrito Federal será acirrada. E, como no quadro nacional, partidos mais tradicionais devem perder espaço. Dos 100 candidatos a prefeito registrados, conforme o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até ontem, 10 são do DEM; oito, do Podemos; sete, do MDB; e sete, também, do PT. Já o PSDB tem apenas cinco candidatos.

Nas quatro maiores cidades da região — Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso e Formosa —, só uma apresenta candidato tucano: a deputada estadual Lêda Borges, que disputa a cadeira em Valparaíso, município de 168 mil habitantes. Borges tem o prefeito Pábio Mossoró, do MDB, como opositor.

A região do Entorno, com 1,3 milhão de habitantes — Goiás tem 7 milhões —, é muito cobiçada e tem ampla disputa de deputados federais. Um dos parlamentares que se movimentam na região é Célio Silveira (PSDB), de Luziânia. Apesar de ser tucano, em Valparaíso, ele apoia o nome do MDB. Silveira admite a perda de espaço do PSDB no estado e na região. “O partido está dificuldade nacionalmente, e não é diferente no Entorno”, afirma. Ao todo no estado, a legenda está em terceiro lugar no ranking de número de candidatos, enquanto o DEM, do governador Ronaldo Caiado, lidera.

Enfraquecido

Doutor em ciências políticas e especialista em comportamento eleitoral, Robert Bonifácio avalia que o PSDB deve perder ainda mais força nestas eleições, e a lógica deve se repetir especificamente na região do Entorno. O DEM, por outro lado, deve ganhar terreno. O cientista aponta que há um interesse de Caiado em se estabelecer politicamente na região.

Ele explica que o interesse eleitoral dá-se pela pouca representação política local, além do contingente populacional. Conforme Bonifácio, há ainda o fator social: a região fica distante da capital e próxima de Brasília, e vive uma realidade de alto índice de violência, o que eleva a estatística do estado goiano. Por isso, há sempre interesse dos políticos de levar benfeitorias e estruturas de Goiás à região. (ST e LC)