Correio braziliense, n. 20944, 26/09/2020. Ciência & Saúde, p. 12

 

OMS:mortes podem chegar a 2 milhões

26/09/2020

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que, se o mundo não tomar ações coletivas em larga escala contra a pandemia, é “muito provável” que ocorram 2 milhões de mortes em decorrência de complicações da covid-19, ou seja, mais que o dobro das vítimas atuais. O aviso foi feito por Michael Ryan, diretor de Situações de Emergência da agência das Nações Unidas.

“Se não fizermos o nosso melhor, o número que você me falou (2 milhões) não é somente possível como, infelizmente, muito provável”, disse Ryan, durante coletiva de imprensa. “Se não continuarmos a fazer mais, a evoluir, tanto no conteúdo quanto intensidade da nossa cooperação, então, sim, vamos chegar a esse número e, infelizmente, ultrapassá-lo. A hora de agir é agora”, acrescentou.

De acordo com o último levantamento da agência France-Presse de notícias (AFP), até a manhã de ontem, 984.068 pessoas morreram em função da covid-19 e mais de 32,2 milhões de casos de infecção foram oficialmente registrados. “Não se trata apenas de diagnosticar e rastrear, não apenas de curar, não apenas (de respeitar ao) distanciamento social, não apenas (de trabalhar) nas vacinas, mas fazer tudo isso ao mesmo tempo”, insistiu o diretor da OMS.