Valor econômico, v. 21, n. 5088, 17/09/2020. Política, p. A14

 

Quatro autoridades presentes à posse de Fux testam positivo para covid-19

Isadora Peron

Luísa Martins

Raphael Di Cunto

17/09/2020

 

 

Rodrigo Maia, a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, e os ministros do STJ Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro estão com a doença

Além do ministro Luiz Fux, quatro autoridades que compareceram à posse dele como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada na quinta-feira, foram diagnosticadas com a covid-19.

Fux anunciou que estava com a doença na segunda-feira. Ontem, foi a vez do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e da presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi.

Antes deles, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro, também afirmaram ter sido contaminados pelo novo coronavírus.

A interlocutores, Maia disse que estava bem e sendo acompanhado por uma equipe médica.

A presidente do TST está internada em um hospital de Brasília, mas a assessoria disse que ela apresenta bom estado de saúde, com sintomas leves. O comunicado também destacou que ela estava em isolamento social desde março, mas que abriu uma exceção para ir à posse de Fux.

Mesmo em meio à pandemia, o novo presidente do STF decidiu fazer uma cerimônia presencial. O número de convidados foi reduzido, mas estima-se que pelo menos 50 pessoas acompanharam a solenidade do plenário.

Em nota na segunda-feira, a assessoria da Corte não relacionou a contaminação do ministro à solenidade, e disse que a suspeita era que ele tenha contraído o novo coronavírus “em almoço de confraternização familiar no sábado” realizado no Rio.

Depois do anúncio de Fux, o serviço médico do STF recomendou que os ministros também realizassem o exame. Dos 11 integrantes da Corte, três não foram à posse: Celso de Mello, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso fizeram o teste e o resultado deu negativo. A ministra Cármen Lúcia também teria se submetido à testagem, mas a assessoria não confirmou a informação.

A chefia de gabinete de Dias Toffoli afirmou que, na quinta-feira, antes da cerimônia, ele foi testado e também apresentou resultado negativo.

Ontem, Fux conduziu, da sua casa no Rio, a primeira sessão como presidente da Corte. Ele não fez comentários sobre o ocorrido. A sessão terminou antes das 16h, sem quórum para a conclusão da pauta de julgamento.