Correio braziliense, n. 20927, 09/09/2020. Cidades, p. 16

 

Ibaneis Rocha testa positivo

Cibele Moreira 

09/09/2020

 

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), testou positivo para covid-19, ontem. A confirmação do diagnóstico foi divulgada pela assessoria do Palácio do Buriti que, em nota, informou que o chefe do Executivo local está com sintomas leves e se recuperando em casa. Ele começou a apresentar sintomas, como febre baixa, coriza e tosse, na madrugada de ontem e, no mesmo dia, fez o exame que apontou a presença do vírus.

De acordo com a assessoria, Ibaneis estava acompanhado de um amigo, que também testou positivo para o novo coronavírus. Os dois passaram o final de semana em Uberaba (MG). A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha, fará o exame hoje. Um dos filhos, João Pedro, teve o resultado negativo para a covid-19. O chefe do Executivo local seguirá trabalhando normalmente despachando de casa. Hoje, ele deve passar por uma bateria de exames. Ibaneis é o 13º governador brasileiro a receber o diagnóstico da covid-19.

Vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante) teve a doença em junho e está recuperado, após duas internações. Paco Britto foi internado para tratar sintomas da covid-19 em 14 de junho e recebeu a primeira alta em 26 de junho. No entanto, uma semana depois, em 2 de julho, foi internado novamente com quadro de infecção urinária e glicemia alta. Nesta segunda vez, ele permaneceu no hospital por cinco dias. A recuperação lenta teve influência pelas comorbidades que ele tem, como diabetes e pressão alta, o que agravam o quadro de saúde.

Mais 43 mortes

O Distrito Federal registrou mais 43 mortes e 933 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 171.739 pessoas testaram positivo para SARS-CoV-2 na capital. Desses, 91,7% estão recuperados — em números absolutos foram 157.440 curados. Por outro lado, 2.763 pacientes não resistiram e morreram por complicações da doença. Destes, 233 eram moradores de outros estados.

Os óbitos registradas pela Secretaria de Saúde, ontem, ocorreram entre 4 e 8 de setembro. Cinco eram de residentes de municípios goianos: Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. A faixa etária com maior número de vítimas foi de 50 a 59 e acima dos 80 anos. Entre moradores da capital, oito eram de Ceilândia e seis, de Taguatinga.

A maior incidência de mortes está entre os homens (59,1%). No entanto, as mulheres são maioria entre os contaminados (53,6%). Pessoas entre 30 e 49 anos foram as que somaram mais ocorrência da doença. Idoso acima dos 80 anos representam o menor índice de infectados, porém eles têm alta taxa de letalidade (26,7%).

Ceilândia

Epicentro da doença no Distrito Federal, Ceilândia chegou a triste marca de 510 mortes pelo novo coronavírus, ontem. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde, que atualizou o número de infectados na região para 21.044 — 82 ocorrências a mais do que o dia anterior. O quantitativo de contaminados em Ceilândia equivale a 14% do total de casos registrados em todo o DF.

Em relação às outras regiões administrativas, Taguatinga aparece em segundo lugar no ranking de cidades com mais infectados. Ao todo, foram contabilizados 13.845 notificações do novo coronavírus. Em seguida, aparece o Plano Piloto, com 13.611 casos e Samambaia (11.169). Outros 6.841 casos não tiveram a região registrada pela Secretaria de Saúde.

As cidades com menor índice de casos são: SIA, com 68 contaminados; Fercal, com 112 ocorrências da doença; e Varjão, com 254 registros positivos para covid-19. O sistema carcerário soma 1.809 resultados positivos para a SARS-CoV-2. Entre os servidores da segurança pública do Distrito Federal, 1.451 foram infectados. E, 5.847 profissionais da saúde foram diagnosticados com a covid-19.

Governadores com covid-19

Até o momento, 13 governadores testaram positivo para o novo coronavírus, no Brasil

» Wilson Witzel (PSC)    Rio de Janeiro

» Helder Barbalho (MDB)            Pará

» Paulo Câmara (PSB)    Pernambuco

» Renan Filho (MDB)     Alagoas

» Antonio Denarium (sem partido)         Roraima

» Renato Casagrande (PSB)        Espírito Santo

» Mauro Mendes (DEM)             Mato Grosso

» Carlos Moisés (PSL)    Santa Catarina

» Belivaldo Chagas (PSD)             Sergipe

» Eduardo Leite (PSDB)                Rio Grande do Sul

» João Doria (PSDB)       São Paulo

» Wilson Lima (PSC)       Amazonas

» Ibaneis Rocha (MDB) Distrito Federal

A covid-19 no DF

171.739

Casos confirmados

157.440

Pacientes recuperados

2.530

Moradores mortos

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Alerta na pandemia 

Celimar de Meneses 

Jéssica Eufrásio 

09/09/2020

 

 

Entre as consequências da pandemia do novo coronavírus, estão o aumento do uso de serviços pela internet e, também, de crimes cibernéticos. Segundo dados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), entre março e junho de 2020, estelionatos praticados no ambiente virtual cresceram mais de 198%, e os furtos on-line mediante fraude avançou 310%. Com isso, a PCDF criou uma cartilha com orientações para a população. Em entrevista ao Correio, o titular da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Giancarlos Zuliani, afirmou que “a pandemia criou um ambiente propício para os criminosos”.

Zuliani explicou que não existe um padrão para as vítimas de golpes cibernéticos. “Os alvos são de todas as classes sociais e de várias idades, não importa se homens ou mulheres”, disse. Segundo o delegado, uma vez que alguém deposita dinheiro na conta de golpistas, é muito difícil para a polícia recuperar. “O criminoso, rapidamente, saca todo o valor”, contou.

O delegado garantiu que a melhor forma de se proteger é desconfiando de tudo e pesquisando na internet sobre os serviços. “É preciso curiosidade antes de fechar negócio, é o que vai dizer se a pessoa pode ser ou não vítima de um crime”, avaliou. Outras dicas da polícia para se prevenir dos cibercriminosos são: habilitação de autenticação em duas etapas, para os serviços como o WhatsApp e Internet banking; não usar a mesma senha em sites diferentes; e atenção aos domínios dos sites que a pessoa visita. “O nosso sistema de domínio é muito bom — o ‘.com.br’. O criminoso vai partir para o ‘.com’, o ‘.org’ e o ‘.net’”, completou Zuliane.

A Polícia Civil orienta que, em casos de golpes ou suspeita de mensagens maliciosas, a população denuncie o crime pelo pelo telefone 197, opção 0. Outra opção é abrir uma ocorrência pela internet, no site www.pcdf.df. gov.br; pelo WhatsApp: (61) 98626-1197; ou por e-mail: denuncia197@pcdf. df.gov.br.