Correio braziliense, n. 20909, 22/08/2020. Ciência & Saúde, p. 12

 

OMS: pandemia não deve durar dois anos

22/08/2020

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a pandemia da covid-19 deve durar “menos de dois anos”. A afirmação tem como base a avaliação da entidade sobre resultados obtidos por pesquisas de vacinas e de outras ações de enfrentamento da doença.

“Esperamos acabar com essa pandemia em menos de dois anos. Acima de tudo, se conseguirmos unir esforços (...) e usar ao máximo os recursos disponíveis e torcer para que possamos ter ferramentas complementares, como as vacinas, acho que podemos acabar com um período de tempo mais curto do que a gripe de 1918”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da agência.

Para Ghebreyesus, agora é o momento de todos se manterem vigilantes, principalmente em razão do relaxamento de medidas restritivas e do registro de novas ondas de casos de infecção principalmente na Europa. “O progresso não significa vitória”, ressaltou, lembrando que a maioria das pessoas “continua a ser suscetível para a covid-19”. No começo da semana, a agência alertou que menos de 10% das pessoas têm anticorpos para o Sars-CoV-2, condição que nos coloca longe da chamada imunidade de rebanho, um dos argumentos usados para a reabertura de comércios e escolas.

Também ontem, a OMS repassou orientações para o uso de máscaras entre os jovens. A recomendação é de que crianças com mais de 12 anos usem a proteção facial nas mesmas condições que os adultos, “principalmente quando não podem garantir uma distância de pelo menos um metro das demais e se a transmissão é generalizada na área em questão”