O Estado de São Paulo, n.46263, 16/06/2020. Política, p.A5

 

Ministro da Justiça solicita inquérito contra jornalista

Breno Pires

16/06/2020

 

 

Com o aval do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, solicitou ontem que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) investiguem uma postagem do jornalista Ricardo Noblat em uma rede social com base na Lei de Segurança Nacional. Ministros da Justiça têm a prerrogativa de determinar investigação com base na lei.

O conteúdo compartilhado era uma charge de autoria do cartunista Aroeira que mostrava o presidente pichando uma suástica nazista sobre o símbolo da cruz vermelha. “Caiu na rede!”, escreveu Noblat ao publicar a imagem.

Após pedir a investigação, Mendonça publicou a informação no Twitter e foi retuitado na sequência por Bolsonaro.

O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marcelo Träsel, criticou o fato de o presidente da República usar o Ministério da Justiça para buscar a reparação. “Na pior das hipóteses, passa a impressão de que se está colocando o peso do Estado contra a sociedade civil.”

Segundo o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, a liberdade de expressão deve ser compreendida de maneira ainda mais ampla quando se trata de humor. “Charges são críticas sociais de humor que têm por natureza alargar os limites da liberdade de expressão, contanto que não cometam crimes expressos, como o de racismo”, disse.