O globo, n. 31743, 04/07/2020. Opinião, p. 2

 

Qual ca­mi­nho?

Merval Pereira

04/07/2020

 

 

A es­co­lha do quar­to mi­nis­tro da Edu­ca­ção de seu go­ver­no po­de ser tam­bém a de­fi­ni­ção do que se­rá o go­ver­no Bol­so­na­ro no tem­po que lhe res­ta. Es­se tem­po não de­pen­de uni­ca­men­te de­le, mas o com­por­ta­men­to, di­ga­mos as­sim, re­ca­ta­do dos úl­ti­mos di­as po­de lhe dar mais fô­le­go, ou pe­lo me­nos não apres­sar o fim do man­da­to. Amor­da­ça­do pe­las cir­cuns­tân­ci­as na­da fa­vo­rá­veis de­pois da pri­são do Qu­ei­roz e do pro­ces­so con­tra seu fi­lho Flá­vio, o pre­si­den­te en­con­tra-se fra­gi­li­za­do di­an­te da mu­dan­ça de pos­tu­ra. A es­co­lha de Re­na­to Fe­der, atu­al se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção do Pa­ra­ná, le­va em con­ta as­pec­tos téc­ni­cos que não agra­dam a se­to­res im­por­tan­tes de apoi­a­do­res, em­bo­ra ca­da um te­nha ra­zões dis­tin­tas pa­ra es­se incô­mo­do. Os mi­li­ta­res têm can­di­da­to pró­prio, o rei­tor do Ins­ti­tu­to Tec­no­ló­gi­co da Ae­ro­náu­ti­ca (ITA), An­der­son Ri­bei­ro Cor­reia, e con­si­de­ram que a es­co­lha de um se­cre­tá­rio com am­bi­ções po­lí­ti­cas se­rá pre­ju­di­ci­al. Es­ses as­ses­so­res pa­la­ci­a­nos, que ga­nha­ram mais es­pa­ço nos úl­ti­mos tem­pos, que­rem um go­ver­no, se não de “no­tá­veis”, co­mo na ten­ta­ti­va de sal­var Col­lor do im­pe­a­ch­ment, pe­lo me­nos téc­ni­co, e não mi­li­ta­ri­za­do.

A es­co­lha do rei­tor do ITA jun­ta es­sas du­as coi­sas: di­ri­ge uma ins­ti­tui­ção de en­si­no mi­li­tar de al­ta qu­a­li­fi­ca­ção, e não é mi­li­tar. A ex­ce­lên­cia do ITA vem de sua re­co­nhe­ci­da qua­li­da­de de en­si­no, sen­do uma ins­ti­tui­ção em que não é pre­ci­so que­rer ser mi­li­tar pa­ra ne­la in­gres­sar.

Os evan­gé­li­cos que­rem al­guém da mes­ma li­nha po­lí­ti­ca que Bol­so­na­ro vi­nha man­ten­do no MEC des­de o iní­cio de seu go­ver­no, mas An­der­son Cor­reia tam­bém é evan­gé­li­co. Não pa­re­ce ser do ti­po his­tri­ô­ni­co de um Wein­traub, em­bo­ra já o te­nha elo­gi­a­do em tuí­te que de­pois apa­gou. Os ola­vis­tas fa­zem cam­pa­nha con­tra Fe­der por ter fi­nan­ci­a­do João Do­ria na elei­ção pa­ra go­ver­na­dor de São Pau­lo, e tan­to evan­gé­li­cos quan­to ola­vis­tas o “acu­sam” de ser li­ga­do a Jor­ge Pau­lo Le­mann, que tem in­te­res­se em pro­je­tos edu­ca­ci­o­nais, co­mo se is­so fos­se de­fei­to. Que­rem que o su­ces­sor de Wein­traub se­ja um de seus as­ses­so­res, de igual ca­li­bre ide­o­ló­gi­co. O pre­si­den­te Bol­so­na­ro, des­de que te­ve que dei­xar amor­te­ci­do seu gê­nio “in­con­tro­lá­vel” pa­ra se en­qua­drar nas nor­mas e re­gras de­mo­crá­ti­cas, pro­cu­ra um ca­mi­nho in­ter­me­diá­rio en­tre os bol­so­na­ris­tas ra­di­cais — que re­pre­sen­ta­ri­am ape­nas cer­ca de 15% do seu elei­to­ra­do, se­gun­do o Da­ta­fo­lha — e ou­tros se­to­res que o apoi­am, co­mo em­pre­sá­ri­os e po­lí­ti­cos do cen­trão.

Nes­ses se­to­res, Fe­der tem boa aco­lhi­da, mas, ao con­vi­dá-lo, o pre­si­den­te Bol­so­na­ro pe­diu que só apa­re­ces­se em Bra­sí­lia na se­gun­da-fei­ra. Pro­va­vel­men­te pa­ra tes­tá-lo na fri­gi­dei­ra da opi­nião pú­bli­ca du­ran­te o fim de se­ma­na. Re­na­to Fe­der fi­cou nu­ma si­tu­a­ção cons­tran­ge­do­ra, pre­te­ri­do na es­co­lha pa­ra o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção após ter si­do re­ce­bi­do pe­lo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro. Pa­re­ceu que não ti­nha pas­sa­do no tes­te. Pe­lo me­nos é uma pes­soa que se de­di­ca à edu­ca­ção, e o seu pen­sa­men­to econô­mi­co e po­lí­ti­co com­bi­na com o li­be­ral do mi­nis­tro da Eco­no­mia Pau­lo Gu­e­des. É co­au­tor de um li­vro so­bre co­mo se li­vrar do pe­so do Es­ta­do pa­ra o país se de­sen­vol­ver, e ci­ta mui­to Mar­ga­ret That­cher, Ro­nald Re­a­gan e ou­tros li­be­rais. Es­cre­veu es­se li­vro qu­an­do ti­nha me­nos de 30 anos, e ho­je re­es­cre­ve seus pen­sa­men­tos com me­nos li­be­ra­lis­mo e mais re­a­lis­mo. Bom, por­que ao se re­fe­rir à sua pro­pos­ta po­lê­mi­ca so­bre fi­nan­ci­a­men­to da edu­ca­ção atra­vés de vou­chers do go­ver­no, pa­ra per­mi­tir que os alu­nos me­nos fa­vo­re­ci­dos pu­des­sem cur­sar es­co­las pri­va­das de boa qua­li­da­de, usou uma fra­se in­fe­liz pa­ra de­fen­der a su­pe­ri­o­ri­da­de da ini­ci­a­ti­va pri­va­da so­bre a go­ver­na­men­tal. Dis­se que as­sim co­mo é me­lhor a ini­ci­a­ti­va pri­va­da fri­tar ham­búr­gue­res, a mes­ma coi­sa acon­te­ce com a edu­ca­ção.

Ele de­fen­dia um ca­mi­nho até a pri­va­ti­za­ção to­tal do en­si­no, in­clu­si­ve das uni­ver­si­da­des, te­se que já aban­do­nou. Ho­je, diz es­tar con­ven­ci­do de que o en­si­no pú­bli­co po­de ser de qua­li­da­de, e se pre­o­cu­pa com pro­ble­mas con­cre­tos, co­mo eva­são es­co­lar, me­lho­ria do apren­di­za­do que se re­fle­ti­ria fa­vo­ra­vel­men­te nos exa­mes in­ter­na­ci­o­nais co­mo o Pi­sa, on­de o Bra­sil in­va­ri­a­vel­men­te vai mal, me­lho­ria da ges­tão das es­co­las.

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Es­co­lha do quar­to mi­nis­tro da Edu­ca­ção de sua ges­tão po­de ser tam­bém a de­fi­ni­ção do que se­rá o go­ver­no Bol­so­na­ro