O globo, n. 31749, 10/07/2020. País, p. 6

 

Carlos avalia desistir da reeleição e se mudar para ficar perto do pai

Juliana Dal Piva

Bela Megale

10/07/2020

 

 

Vereador no Rio publicou mensagens enigmáticas no Twitter e, no mês passado, chegou a visitar apartamento em Brasília

 Em um de­sa­ba­fo em seu per­fil no Twit­ter, o ve­re­a­dor Car­los Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos-RJ) es­cre­veu on­tem que po­de ter che­ga­do “o mo­men­to de um no­vo mo­vi­men­to pes­so­al” por cau­sa do “li­xo de fa­ke­news e de­mais nar­ra­ti­vas”. A pu­bli­ca­ção do fi­lho do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro ocor­re em meio ao avan­ço de in­ves­ti­ga­ções so­bre su­pos­tos fun­ci­o­ná­ri­os fan­tas­mas em seu ga­bi­ne­te do ve­re­a­dor na Câ­ma­ra do Rio, e um dia de­pois da ação do Fa­ce­bo­ok que der­ru­bou per­fis de ex-as­ses­so­res seus que ago­ra tra­ba­lham pa­ra o pre­si­den­te no Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

De for­ma in­di­re­ta, Car­los in­si­nu­ou não ha­ver li­ga­ção des­ses acon­te­ci­men­tos com a anun­ci­a­da mu­dan­ça de pos­tu­ra: “To­tal­men­te ci­en­te das con­sequên­ci­as e va­ri­a­ções. Aos pou­cos vou me re­ti­ran­do do que sem­pre ex­pli­ci­ta­men­te de­fen­di. Creio que pos­sa ter che­ga­do o mo­men­to de um no­vo mo­vi­men­to pes­so­al. Es­tou ca­gan­do pra es­se li­xo de fa­ke­news e de­mais nar­ra­ti­vas. Pre­ci­sa­mos vi­ver e nos res­pei­tar”, es­cre­veu Car­los.

O GLO­BO apu­rou que o de­sa­ba­fo do Car­los tam­bém es­tá re­la­ci­o­na­do a uma von­ta­de de dei­xar a vi­da na po­lí­ti­ca e a pos­si­bi­li­da­de de não dis­pu­tar um no­vo man­da­to na Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res do Rio es­te ano. Ele é par­la­men­tar da Ca­sa des­de 2001 e ga­nhou seu pri­mei­ro man­da­to aos 17 anos. O ve­re­a­dor já dis­se em ou­tras oca­siões co­gi­tar não ten­tar no­va re­e­lei­ção.

Ele tam­bém es­ta­ria ava­li­an­do a ideia de mu­dar pa­ra Bra­sí­lia, pa­ra fi­car mais per­to do pai. No mês pas­sa­do, ele vi­si­tou um apar­ta­men­to de um quar­to na re­gião no­ro­es­te da ca­pi­tal fe­de­ral, bair­ro no­bre da ca­pi­tal. In­te­gran­tes do go­ver­no fo­ram pe­gos de sur­pre­sa em re­la­ção a es­sa pos­si­bi­li­da­de de mu­dan­ça e fa­la­ram que ele não foi vis­to nos úl­ti­mos di­as no Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

No en­tan­to, Car­los e Jair Bol­so­na­ro não an­dam em per­fei­ta sin­to­nia e os mo­vi­men­tos do pre­si­den­te em di­re­ção ao cen­trão es­tão ge­ran­do per­da de apoio ao pre­si­den­te nas re­des, o que já foi aler­ta­do pe­lo fi­lho ao pai. A in­ter­lo­cu­to­res, Car­los tam­bém re­ve­lou que seu so­nho é mu­dar pa­ra o Te­xas, nos Es­ta­dos Uni­dos. A pos­si­bi­li­da­de de­le dei­xar o país, no en­tan­to, é ava­li­a­da co­mo re­mo­ta.

DE­POI­MEN­TO

A mo­vi­men­ta­ção de Car­los ocor­reu no dia em que a se­gun­da ex-mu­lher do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, Ana Cris­ti­na Si­quei­ra Val­le, pres­tou de­poi­men­to por vi­de­o­con­fe­rên­cia ao MP-RJ, de­pois de oi­to me­ses da pri­mei­ra con­vo­ca­ção. Ela é in­ves­ti­ga­da jun­to com o ve­re­a­dor nos pro­ce­di­men­tos que apu­ram uso de fun­ci­o­ná­ri­os fan­tas­mas e even­tu­al prá­ti­ca de “ra­cha­di­nha”, co­mo é co­nhe­ci­da a de­vo­lu­ção de sa­lá­ri­os. Ana Cris­ti­na foi lo­ta­da co­mo che­fe de ga­bi­ne­te do ve­re­a­dor Car­los en­tre 2001 e 2008. Pro­cu­ra­da, a de­fe­sa de Ana Cris­ti­na se li­mi­tou a con­fir­mar que ela pres­ta­ria de­poi­men­to on­tem.

Além de Ana Cris­ti­na, o MP con­vo­cou ou­tros pa­ren­tes de­la que cons­ta­ram co­mo as­ses­so­res de Car­los, mas re­la­ta­ram à re­vis­ta Épo­ca no ano pas­sa­do que não atu­a­vam co­mo fun­ci­o­ná­ri­os do fi­lho do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro. Eles fo­ram in­ti­ma­dos pa­ra de­por na quar­ta-fei­ra, mas não aten­de­ram à con­vo­ca­ção. São eles: Mar­ta Val­le, cu­nha­da de Ana Cris­ti­na, e Gil­mar Mar­ques, ex-cu­nha­do de Ana Cris­ti­na. Am­bos sem­pre vi­ve­ram em Mi­nas Ge­rais. Na atu­al fa­se do pro­ce­di­men­to, os in­ves­ti­ga­dos não são obri­ga­dos a com­pa­re­cer.

Car­los tam­bém foi ci­ta­do na in­ves­ti­ga­ção con­du­zi­da pe­lo Fa­ce­bo­ok que le­vou à der­ru­ba­da de 88 pá­gi­nas, per­fis e gru­po li­ga­do a as­ses­so­res da fa­mí­lia Bol­so­na­ro. Os ope­ra­do­res da re­de de de­sin­for­ma­ção usa­vam con­tas anô­ni­mas pa­ra di­vul­gar ata­ques a ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos da fa­mí­lia Bol­so­na­ro e pro­mo­ver o pre­si­den­te. Um dos ci­ta­dos é Tér­cio Ar­naud Tho­maz, ex-as­ses­sor do ve­re­a­dor que ho­je tra­ba­lha no Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

Mo­vi­men­to ocor­re no dia em que ex-mu­lher de Bol­so­na­ro de­põe em in­ves­ti­ga­ção