O globo, n. 31750, 11/07/2020. País, p. 12

 

Trocas fortalecem líder do governo e miram trégua

11/07/2020

 

 

Em mais um aceno ao Judiciário, Palácio do Planalto retirou de vice-lideranças na Câmara dois deputados investigados pelo STF

 A tro­ca de vi­ce-lí­de­res go­ver­nis­tas na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, ofi­ci­a­li­za­da na quin­ta-fei­ra, for­ta­le­ceu o lí­der do go­ver­no na Ca­sa, Vi­tor Hu­go (PSLGO), e foi mais um ges­to de tré­gua do Pa­lá­cio do Pla­nal­to em di­re­ção ao Ju­di­ciá­rio e ao Le­gis­la­ti­vo. Dos qua­tro no­mes que pas­sa­ram a com­por a li­nha de fren­te da defesa dos interesses do go­ver­no na Câ­ma­ra, três são ali­nha­dos a Vi­tor Hu­go. Por ou­tro la­do, dos qua­tro de­pu­ta­dos que dei­xa­ram os car­gos, dois já fi­ze­ram crí­ti­cas di­re­tas ao Supremo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) e são al­vos dos inqué­ri­tos que tra­mi­tam na Cor­te e apu­ram a or­ga­ni­za­ção e o fi­nan­ci­a­men­to de atos an­ti­de­mo­crá­ti­cos, além da disseminação de no­tí­ci­as fal­sas e ata­ques aos mi­nis­tros do STF. Re­cém-no­me­a­dos, Di­e­go Garcia (Po­de­mos-PR), Aluí­sio Men­des (PSC-MG) e Car­la Zam­bel­li (PSL-SP) man­têm re­la­ção es­trei­ta com Vi­tor Hu­go na Câ­ma­ra. Já a in­di­ca­ção de Mau­rí­cio Dzi­e­dric­ki (PTB-PR) agra­da ao presidente do PTB, Ro­ber­to Jef­fer­son, que tem se apro­xi­ma­do do go­ver­no do presidente Jair Bolsonaro.

O mo­vi­men­to pa­ra a subs­ti­tui­ção dos vi­ce-lí­de­res co­me­çou no iní­cio des­ta se­ma­na e, se­gun­do in­te­gran­tes do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, é par­te da es­tra­té­gia que bus­ca dis­ten­si­o­nar a re­la­ção do Exe­cu­ti­vo com Ju­di­ciá­rio e Le­gis­la­ti­vo. A nova li­nha de atu­a­ção tam­bém já con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de mi­nis­tros, co­mo An­dré Men­don­ça (Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca), que se reu­niu no fim do mês pas­sa­do com o mi­nis­tro Ale­xan­dre de Moraes, do STF.

Um de­pu­ta­do que per­deu a vi­ce-li­de­ran­ça foi Oto­ni de Paula (PSC-RJ), que pu­bli­cou nas re­des so­ci­ais um ví­deo com ofen­sas a Moraes. Da­ni­el Sil­vei­ra (PSLRJ), que já foi al­vo de bus­ca e apre­en­são de­ter­mi­na­da pe­lo STF, tam­bém per­deu o pos­to. No Twit­ter, o par­la­men­tar cri­ti­cou o mi­nis­tro da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no, Luiz Edu­ar­do Ra­mos, res­pon­sá­vel pe­la ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca, e dis­se que sua saí­da foi pe­di­da pe­lo mi­nis­tro pa­ra abrir es­pa­ço a um no­me do cen­trão.

O go­ver­no jus­ti­fi­cou a saí­da dos de­pu­ta­dos Car­los Hen­ri­que Ga­guim (DEMTO) e Jo­sé Ro­cha (PL-BA) com o ar­gu­men­to de que a fun­ção exi­ge perfis mais empenhados em bus­car vo­tos na Câ­ma­ra. A es­co­lha dos qua­tro no­mes pas­sou pe­los cri­vos de Bolsonaro, Vi­tor Hu­go e Ra­mos.