O globo, n. 31751, 12/07/2020. Economia, p. 23

 

Risco Amazônia

Henrique Gomes Batista

João Sorima Neto

12/07/2020

 

 

Di­re­to­res bra­si­lei­ros re­la­tam de­sa­fio de ne­go­ci­ar no ex­te­ri­or
Des­ma­ta­men­to, quei­ma­das, re­ser­vas in­dí­ge­nas ame­a­ça­das e a fal­ta de res­pos­tas ade­qua­das a es­ses pro­ble­mas da con­tro­ver­sa po­lí­ti­ca am­bi­en­tal do go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro es­tão dei­xan­do ex­por­ta­do­ras e mul­ti­na­ci­o­nais bra­si­lei­ras na de­fen­si­va em su­as es­tra­té­gi­as de ne­gó­ci­os no ex­te­ri­or. Exe­cu­ti­vos re­la­tam pres­são nun­ca vis­ta no ex­te­ri­or em tor­no das ques­tões am­bi­en­tais bra­si­lei­ras. Ano­va di­plo­ma­cia do país, que em­pre­ga for­te con­teú­do ide­o­ló­gi­co con­tra par­cei­ros co­mer­ci­ais im­por­tan­tes do país, agra­va o qua­dro. E es­ta não é uma dor de ca­be­ça ape­nas pa­ra o agro­ne­gó­cio. In­dús­tri­as com re­co­nhe­ci­men­to glo­bal por prá­ti­cas sus­ten­tá­veis pas­sa­ram a ser in­da­ga­das por cli­en­tes e in­ves­ti­do­res lá fo­ra, ten­do que gas­tar ener­gia ex­tra pa­ra ex­pli­car que nem to­dos no Bra­sil têm prá­ti­cas que põem em ris­co a pre­ser­va­ção da Amazô­nia. —Nun­ca fo­mos tão ques­ti­o­na­dos so­bre nos­sa res­pon­sa­bi­li­da­de am­bi­en­tal, em to­dos os idi­o­mas, em to­dos os fó­runs. Co­mo te­mos em­pre­sas glo­bais (ne­gó­ci­os ad­qui­ri­dos no ex­te­ri­or), nos­sos por­ta-vo­zes nes­sas com­pa­nhi­as em di­ver­sos paí­ses pre­ci­sam res­pon­der so­bre o que es­tá acon­te­cen­do na Amazô­nia —con­ta João Pau­lo Fer­rei­ra, pre­si­den­te da Na­tu­ra&Co Amé­ri­ca La­ti­na, hol­ding que une Na­tu­ra, Avon, The Body Shop e Ae­sop. — O nos­so ne­gó­cio ain­da não so­freu, mas agen­te não quer per­der opor­tu­ni­da­des.

 'MAPINHA' PA­RA ES­TRAN­GEI­RO

A gi­gan­te bra­si­lei­ra de cos­mé­ti­cos, que fa­tu­ro uR $14,4 bi­lhões no ano pas­sa­do, de­ve par­te con­si­de­rá­vel de seu su­ces­so a uma es­tra­té­gia amazô­ni­ca, que en­vol­veu de­sen­vol­ver pro­du­tos a par­tir da flo­res­ta, co­ma pre­ser­va­ção de dois mi­lhões de hec­ta­res. Há um mês, além de­se com­pro­me­te­ra neu­tra­li­za­ras emis­sões de car­bo­no, pro­me­teu tra­ba­lhar par aze­rar o des­ma­ta­men­to­da Amazô­nia até 2025. A Su­za­no, que se tor­nou uma das mai­o­res pro­du­to­ras e ex­por­ta­do­ras de ce­lu­lo­se do mun­do em 96 anos de atu­a­ção, tam­bém sen­te o im­pac­to ne­ga­ti­vo da pi­o­ra da ima­gem am­bi­en­tal do país lá fo­ra. Em­bo­ra até o mo­men­to não ve­ja per­da de cli­en­tes, a em­pre­sa vê es­se ris­co co­mo te­ma am­bi­en­tal po­den­do ser usa­do por paí­ses pro­te­ci­o­nis­tas, in­te­res­sa­dos em­bar­ra­ra en­tra­da da ce­lu­lo­se bra­si­lei­ra, al­ta­men­te com­pe­ti­ti­va. Em 2019, a Su­za­no fa­tu­ro uR $26 bi­lhões ven­den­do pa­ra 80 paí­ses.

— Em to­das as nos­sas apre­sen­ta­ções te­mos um mapinha quem os­tra on­deéaA­mazôn ia e on­de atu­a­mos, lon­ge da flo­res­ta —diz Mar­ce­lo Bac­ci, di­re­tor exe­cu­ti­vo de Fi­nan­ças da Su­za­no, que afir­ma que o ma­ne­jo flo­res­tal do se­tor de ce­lu­lo­se no país cap­ta car­bo­no em vez de emi­tir des­ma­tan­do. O exe­cu­ti­vo ava­lia a atu­al cri­se de ima­gem do país por cau­sa dos pro­ble­mas am­bi­en­tais co­mo com­pa­rá­vel ape­nas ao ca­lo­te da dí­vi­da ex­ter­na na dé­ca­da de 1980. Pa­ra ele, o que po­de­ria ser um ins­tru­men­to po­si­ti­vo de in­fluên­cia in­ter­na­ci­o­nal es­tá se trans­for­man­do em um en­tra­ve: —Agen­te não de­ve­ria es­tar na de­fen­si­va. So­mos um país co­mum a le­gis­la­ção am­bi­en­tal mui­to boa, as em­pre­sa sem ge­ral têm prá­ti­cas mui­to bo­as e os pro­ble­mas são ex­ce­ções, pro­vo­ca­dos por cri­mi­no­sos. Em vez deus ar­mo­so meio am­bi­en­te co­mo um di­fe­ren­ci­al a nos­so fa­vor, per­de­mos uma tre­men­da opor­tu­ni­da­de. No agro­ne­gó­cio o pro­ble­ma é tur­bi­na­do. Pa­ra a Mar­frig, que en­via seus pro­du­tos de pro­teí­na ani­mal aqua­se cem paí­ses e fa­tu­rou R$ 50 bi­lhões no ano pas­sa­do, a ne­ces­si­da­de de pro­va­ra con­for­mi­da­de de sua car­ne é diá­ria. Dos 16 mil

Pe­que­nos for­ne­ce­do­res da Amazô­nia, a em­pre­sa blo­que­ou 3.500 de­les por al­gu­ma ir­re­gu­la­ri­da­de. Nes­te ano, co­me­çou a usar no­va tec­no­lo­gia de mi­ti­ga­ção de ris­co: a so­bre­po­si­ção de ma­pas de for­ne­ce­do­res e su­as pas­ta­gens com os de áre­as de ma­ta na­ti­va e as de mai­or ris­co de des­ma­ta­men­to, pa­ra mo­ni­to­rar se po­dem es­tar con­tri­buin­do pa­ra da­nos ao Cer­ra­do eà Amazô­nia. — Com es­sas co­or­de­na­das ge­o­grá­fi­cas, con­se­gui­mos fa­zer a ras­tre­a­bi­li­da­de das fa­zen­das de su­pri­men­tos —diz Pau­lo Pi­a­nez, di­re­tor de Sus­ten­ta­bi­li­da­de da em­pre­sa. — É pos­sí­vel, com no­vos mo­de­los de cré­di­to, e par­ti­ci­pa­ção do po­der pú­bli­co ofe­re­cen­do téc­ni­cas, me­lho­ra­ra pro­du­ti­vi­da­de des­se pe­que­no pro­du­tor, pa­ra que pro­du­za ga­do sem der­ru­bar ár­vo­res. É pos­sí­vel uma pe­cuá­ria que não des­ma­te. Além da atu­a­ção in­ter­na­ci­o­nal e uma po­si­ção no to­po dos mai­o­res gru­pos econô­mi­cos do país, Na­tu­ra, Su­za­no e Mar­frig­têm ou­tro pon­to­em co­mum: seus exe­cu­ti­vos es­tão no gru­po de 50 lí­de­res de­gran­des com­pa­nhi­as em di­fe­ren­tes se­to­res que en­vi­ou uma car­ta ao vi­ce-pre­si­den­te Ha­mil­ton Mou­rão, co­bran­do do go­ver­no o com­ba­te às quei­ma­das ile­gais na Amazô­nia. Eles se reu­ni­ram na sex­ta-fei­ra, quan­do Mou­rão pro­me­teu — ain­da sem pra­zos—fi­xar me­tas se­mes­trais de re­du­ção de des­ma­ta­men­to, quei­ma­das e gri­la­gem. São pro­ble­mas agra­va­dos pe­la agen­da de­des re­gu­la­men­ta­ção do mi­nis­tro do Meio Am­bi­en­te, Ri­car­do Sal­les, se­gun­do am­bi­en­ta­lis­tas.

 CAU­TE­LA REDOBRADA

A car­ta tem um tom co­la­bo­ra­ti­vo, já que os em­pre­sá­ri­os tam­bém su­ge­rem ações, mas ser­viu de aler­ta pa­ra que o go­ver­no se­ja mais as­ser­ti­vo em sua po­lí­ti­ca am­bi­en­tal. O con­sul­tor Wel­ber Bar­ral, da BMJ Con­sul­to­res, diz que a pre­o­cu­pa­ção das em­pre­sas que atu­am no ex­te­ri­or faz sen­ti­do: — Até su­per­mer­ca­dos no Rei­no Uni­do têm se re­cu­sa­do a ven­der car­ne bra­si­lei­ra sob o ar­gu­men­to de que a pro­du­ção es­tá des­truin­do a Amazô­nia. Em­bo­ra pe­que­nos ex­por­ta­do­res, co­mo os de fru­tas,bar­rei­ras lá fo­ra, não há boi­co­tes sig­ni­fi­ca­ti­vos, por exem­plo. Pa­ra Pau­lo Vi­cen­te, pro­fes­sor da Fun­da­ção Dom Ca­bral, em­pre­sas têm um pa­pel pa­ra evi­tar da­nos mai­o­res: —Não adi­an­ta no­ta de re­pú­dio. O se­tor pro­du­ti­vo pre­ci­sa pres­si­o­nar o go­ver­no, que já de­mons­trou que és en­sí­velà opi­nião pú­bli­ca. Do con­trá­rio ele vai aten­der ape­nas sua ba­se mais ra­di­cal, que não se in­te­res­sa pe­lo meio am­bi­en­te. Tho­maz Fa­va­ro, di­re­tor da con­sul­to­ria Glo­bal Risk Analy­sis, afir­ma­que os ne­gó­ci­os no país es­tão mu­dan­do por cau­sa des­te da­no de ima­gem. As in­ves­ti­ga­ções pré­vi­as de ne­gó­ci­os por in­ves­ti­do­res fi­cou mais cau­te­lo­sa, de­ta­lhis­ta, mais aten­ta aris­cos am­bi­en­tais, diz: — Há um ris­co re­pu­ta­ci­o­nal. Ne­nhu­ma em­pre­sa quer fe­char um ne­gó­cio que po­de vi­rar um es­cân­da­lo am­bi­en­tal.