O globo, n. 31758, 19/07/2020. País, p. 11

 

Bolsonaristas 'fritam' ministros em publicações nas redes sociais

João Paulo Saconi

19/07/2020

 

 

Titular da Secretaria-Geral Virou alvo ao defender a respeito às instituições

Além de ocu­pa­rem ca­dei­ras im­por­tan­tes no go­ver­no, três representantes do pri­mei­ro es­ca­lão da ges­tão de Jair Bol­so­na­ro com­par­ti­lham, nas últimas se­ma­nas, a mes­ma si­na: a de se­rem fre­quen­te­men­te cri­ti­ca­dos e ava­li­a­dos ne­ga­ti­va­men­te nas re­des so­ci­ais por usuá­ri­os bol­so­na­ris­tas. A ten­dên­cia des­fa­vo­rá­vel, cons­ta­ta­da em um le­van­ta­men­to ela­bo­ra­do pe­la con­sul­to­ria Qu­a­est, abran­ge men­ções no Twit­ter so­bre Jorge Oli­vei­ra (Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia), André Men­don­ça (Jus­ti­ça) e Luiz Edu­ar­do Ramos (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no). Os da­dos foram co­le­ta­dos en­tre 1º de junho e o úl­ti­mo dia 8.

A si­tu­a­ção mais ex­pres­si­va é a de Oli­vei­ra. Ele foi men­ci­o­na­do 47,6 mil vezes no pe­río­do. En­tre as pu­bli­ca­ções so­bre ele, 74,1% foram ne­ga­ti­vas e ape­nas 17,6% se mostraram po­si­ti­vas (o res­tan­te, equi­va­len­te a 8,2%, foi neu­tro). No mês pas­sa­do, o des­con­ten­ta­men­to da ba­se em re­la­ção ao ministro, com as­sen­to no Pa­lá­cio do Pla­nal­to, se acir­rou qu­an­do ele di­vul­gou uma no­ta de­fen­den­do o res­pei­to às ins­ti­tui­ções após mi­li­tan­tes pró-go­ver­no ati­ra­rem fo­gos de ar­ti­fí­cio em di­re­ção ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF).

O ruí­do cau­sa­do pe­la di­vul­ga­ção do tex­to fez com que Oli­vei­ra ten­tas­se se de­fen­der pu­bli­ca­men­te, afir­man­do em en­tre­vis­tas que não ha­via fei­to uma de­fe­sa exclusiva da Cor­te e que su­as pa­la­vras se es­ten­di­am à ne­ces­si­da­de de se res­pei­tar as ações do Exe­cu­ti­vo.

VI­SI­TA INDIGESTA

A estratégia não fun­ci­o­nou, e in­flu­en­ci­a­do­res de di­rei­ta se­gui­ram pe­din­do, via Twit­ter, que Oli­vei­ra dei­xe o car­go. O blo­guei­ro Al­lan dos Santos men­ci­o­nou o ministro se­te vezes no pe­río­do ana­li­sa­do pe­la Qu­a­est e che­gou a fa­zer co­ro a uma pu­bli­ca­ção que clas­si­fi­ca­va a no­ta do ministro co­mo “trai­do­ra e ina­cei­tá­vel”. Na con­ta da ser­vi­do­ra pública Sa­ri­ta Coelho, tam­bém re­le­van­te pa­ra o bol­so­na­ris­mo na web, hou­ve 36 citações: “O Brasil pre­ci­sa sa­ber qu­an­do Jorge Oli­vei­ra e André Men­don­ça se­rão dis­pen­sa­dos do go­ver­no”, diz uma de­las.

So­bre Men­don­ça, as crí­ti­cas são me­nos nu­me­ro­sas, mas nem por is­so po­dem ser con­si­de­ra­das bran­das. Ci­ta­do 7.154 vezes no pe­río­do, o ministro da Jus­ti­ça foi cri­ti­ca­do em 58,9% das oca­siões, en­quan­to so­men­te 27,8% das men­sa­gens so­bre ele eram po­si­ti­vas e ou­tras 13% neu­tras. Hou­ve in­sa­tis­fa­ção após uma vi­si­ta ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que os inqué­ri­tos das fa­ke news e dos atos an­ti­de­mo­crá­ti­cos.

Cri­ti­ca­do pe­lo escritor Ola­vo de Car­va­lho por su­pos­ta­men­te to­le­rar ide­o­lo­gi­as de es­quer­da no go­ver­no, Ramos foi ci­ta­do 3,5 mil vezes, com as­pec­to ne­ga­ti­vo em 56,3% de­las. O chefe da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no tam­bém en­trou na mira de ola­vis­tas por ar­ti­cu­lar as negociações com o cen­trão, que en­vol­vem no­me­a­ções pa­ra car­gos no go­ver­no fe­de­ral em tro­ca de apoio a Bol­so­na­ro no Con­gres­so.