O globo, n. 31760, 21/07/2020. Sociedade, p. 10

 

Três vacinas dão passo importante

Rafael Garcia

21/07/2020

 

 

Produtos ainda em teste geraram boa resposta imune em voluntários

 Três gru­pos de pes­qui­sa tra­ba­lhan­do em va­ci­nas con­tra a Co­vid-19 di­vul­ga­ram on­tem re­sul­ta­dos pro­mis­so­res, mos­tran­do que os pro­du­tos que de­sen­vol­vem foram ca­pa­zes de ge­rar res­pos­ta imu­ne em vo­lun­tá­ri­os. Não é, ain­da, uma com­pro­va­ção de efi­cá­cia, mas a no­tí­cia ge­rou ex­pec­ta­ti­va oti­mis­ta com os tes­tes clínicos que es­tão em an­da­men­to.

Uma das va­ci­nas que de­mons­tra­ram boa imu­no­ge­ni­ci­da­de é a cri­a­da pe­la Uni­ver­si­da­de de Ox­ford em par­ce­ria com a far­ma­cêu­ti­ca As­tra­Ze­ne­ca. Em es­tu­do publica­do on­tem na re­vis­ta The Lan­cet, ci­en­tis­tas re­la­ta­ram que ela é se­gu­ra, tem pou­cos efei­tos co­la­te­rais e es­ti­mu­lou tan­to a pro­du­ção de an­ti­cor­pos qu­an­to a de célu­las do sis­te­ma imu­ne con­tra o no­vo co­ro­na­ví­rus.

Es­se imu­ni­zan­te es­tá sen­do testado no Bra­sil em par­ce­ria com a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Paulo (Uni­fesp) e o Ins­ti­tu­to D’Or, e já es­tá em fa­se 3, que ava­lia a efi­cá­cia do pro­du­to em vo­lun­tá­ri­os hu­ma­nos.

Ou­tra va­ci­na com re­sul­ta­dos par­ci­ais ani­ma­do­res foi a de­sen­vol­vi­da pe­la Can­Si­no Bi­o­lo­gics e pe­la uni­da­de de pes­qui­sa mi­li­tar da Chi­na, tam­bém re­la­tan­do boa se­gu­ran­ça e imu­no­ge­ni­ci­da­de em ou­tro ar­ti­go na Lan­cet. O exér­ci­to chinês já co­me­çou a usar o imu­ni­zan­te em vo­lun­tá­ri­os.

A ter­cei­ra va­ci­na a apre­sen­tar bom per­fil de res­pos­ta imu­ne e se­gu­ran­ça foi a de­sen­vol­vi­da pe­la em­pre­sa ale­mã Bi­oN­Te­ch com a mul­ti­na­ci­o­nal Pfi­zer.

Nos três ca­sos re­la­ta­dos on­tem, ci­en­tis­tas de­mons­tra­ram en­tu­si­as­mo.

— Acre­di­ta­mos que os re­sul­ta­dos in­di­cam que o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co se lem­bra­rá do ví­rus, ou se­ja, que nos­sa va­ci­na pro­te­ge­rá as pes­so­as por pe­río­do prolongado — dis­se An­drew Pol­lard, da Uni­ver­si­da­de de Ox­ford, lí­der do es­tu­do so­bre a va­ci­na em par­ce­ria com a As­tra­Ze­ne­ca.

—Pre­ci­sa­mos de mais pes­qui­sas an­tes de con­fir­mar se es­sa fór­mu­la pro­te­ge efe­ti­va­men­te con­tra o Sars-CoV-2 e qu­an­to tem­po du­ra a imu­ni­da­de.

Um pon­to po­si­ti­vo é que a va­ci­na pro­vo­cou uma res­pos­ta de lin­fó­ci­tos T (cé­lu­las do sis­te­ma imu­ne) 14 di­as após a va­ci­na­ção, e uma res­pos­ta de an­ti­cor­pos (proteí­nas de ata­que do sis­te­ma imu­ne) após 28 di­as.

A res­pos­ta imu­ne foi mais for­te nos par­ti­ci­pan­tes que re­ce­be­ram du­as do­ses da va­ci­na, in­di­can­do que a va­ci­na­ção em du­as eta­pas po­de ser boa es­tra­té­gia.

Na co­mu­ni­da­de ci­en­tí­fi­ca, ci­en­tis­tas re­ce­be­ram tan­to o re­sul­ta­do de Ox­ford qu­an­to os da Can­Si­no e da Pfi­zer com cau­te­la.

— É pre­ci­so olhar pa­ra es­ses re­sul­ta­dos sem his­te­ria. São re­sul­ta­dos de tes­tes de fa­se 1/2, e só sa­be­re­mos da efi­cá­cia de fa­to com os re­sul­ta­dos da fa­se 3 — dis­se Na­tá­lia Pas­ter­nak, pes­qui­sa­do­ra do Ins­ti­tu­to de Ci­ên­ci­as Bi­o­mé­di­cas da USP e co­lu­nis­ta do GLO­BO.

— Ain­da va­mos con­vi­ver mui­to tem­po com o ví­rus.

163 PES­QUI­SAS

Pou­co mais de seis me­ses após o sur­to de Co­vid-19 ter se tor­na­do ofi­ci­al­men­te uma pan­de­mia, o pla­ne­ta já tem 163 ini­ci­a­ti­vas de de­sen­vol­vi­men­to de va­ci­nas con­tra o co­ro­na­ví­rus, se­gun­do um ce­ná­rio ma­pe­a­do pe­la OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de).

Além da va­ci­na de Ox­ford, só du­as ou­tras já che­ga­ram à fa­se 3. São elas a va­ci­na de RNA da em­pre­sa de bi­o­tec­no­lo­gia ame­ri­ca­na Mo­der­na e a va­ci­na da chinesa Si­no­vac, que de­sem­bar­cou on­tem no Bra­sil.

Ape­sar do avan­ço rá­pi­do de um nú­me­ro pe­que­no de pro­du­tos nos tes­tes, pro­je­tos em es­tá­gi­os mais ini­ci­ais con­ti­nu­am em an­da­men­to.

Jor­ge Ka­lil, imu­no­lo­gis­ta que li­de­ra uma ini­ci­a­ti­va na USP ain­da em es­tá­gio pré­clí­ni­co, afir­ma que seu pro­je­to mira uma “se­gun­da ge­ra­ção de va­ci­nas”, com fo­co mai­or na imu­ni­da­de de ti­po ce­lu­lar e não em an­ti­cor­pos, o al­vo pri­o­ri­tá­rio das va­ci­nas que avan­ça­ram mais rá­pi­do.

—Por sor­te, exis­te uma di­ver­si­da­de mui­to gran­de nas ini­ci­a­ti­vas de pes­qui­sa, e tem ci­en­tis­ta pen­san­do nas mais di­fe­ren­tes op­ções — afir­ma o ci­en­tis­ta.

— To­ma­ra que ha­ja vá­ri­as que se­jam bo­as. Com o tem­po, vão fi­car uma ou du­as, e aque­las que vão fi­car são aque­las que se de­mons­tra­rem mais eficazes e ofere­ce­rem pro­te­ção por mais tem­po.

No Bra­sil, a UFMG tam­bém de­sen­vol­ve va­ci­na em es­tá­gio pré-clí­ni­co, e ICBUSP e Bu­tan­tan têm pro­je­tos em pla­ne­ja­men­to.