O globo, n. 31761, 22/07/2020. Sociedade, p. 20

 

Mais recursos para educação

Bruno Góes

Paula Ferreira

Bruno Alfano

22/07/2020

 

 

Aprovado pela Câmara, novo Fundeb deve ampliar verbas para municípios mais pobres

 O Fun­do de Manutenção e De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção Bá­si­ca (Fun­deb), prin­ci­pal me­ca­nis­mo de re­dis­tri­bui­ção de verbas pa­ra as es­co­las pú­bli­cas do país, foi re­no­va­do on­tem pe­la Câ­ma­ra e, com as mudanças im­ple­men­ta­das, au­men­ta­rá os va­lo­res re­ce­bi­dos por 2.745 re­des de en­si­no. Jun­tas, elas reú­nem 17 mi­lhões de alu­nos, se­gun­do da­dos le­van­ta­dos pe­la or­ga­ni­za­ção To­dos Pe­la Edu­ca­ção.

Com is­so, ain­da de acor­do com a ONG, o va­lor mí­ni­mo in­ves­ti­do por alu­no ao ano al­can­ça­rá, em 2026, R$ 5.700, an­te os R$ 3.700 atu­ais, o que, na­que­le ano, ze­ra­rá a quan­ti­da­de de ci­da­des com sub­fi­nan­ci­a­men­to crí­ti­co — que in­ves­tem até R$ 5.500 por alu­no por ano. An­tes, eram 2.377 ci­da­des nes­sa si­tu­a­ção.

O tex­to, ela­bo­ra­do pe­la re­la­to­ra, Pro­fes­so­ra Do­ri­nha Se­a­bra (DEM-TO), foi apro­va­do na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos on­tem, por 499 vo­tos a favor e se­te con­tra, e ain­da pas­sa­rá pe­lo Se­na­do. Ele fi­xou em 23% a par­ti­ci­pa­ção da União no fi­nan­ci­a­men­to da Edu­ca­ção — re­ser­van­do cin­co pon­tos per­cen­tu­ais pa­ra o en­si­no in­fan­til. Es­se per­cen­tu­al se­rá atin­gi­do após seis anos de gra­da­ti­vo in­cre­men­to.

Os efei­tos fi­nan­cei­ros pas­sam a va­ler a par­tir de 2021 com 12% de par­ti­ci­pa­ção da União, o que cres­ce pro­gres­si­va­men­te pa­ra 15% (2022), 17% (2023), 19% (2024), 21% (2025) até 23% (2026).

FUN­DO PER­MA­NEN­TE

A vo­ta­ção co­me­çou con­tur­ba­da. Após a pres­são do ministro da Economia, Pau­lo Gu­e­des, po­ral­te­ra­ções,olí­de­rin­for­mal do­go­ver­no­naCâ­ma­ra,Arthur Li­ra (PP-AL), apre­sen­tou re­que­ri­men­tos pa­ra ten­tar adi­ar a vo­ta­ção. A ati­tu­de de Li­ra ge­rou in­sa­tis­fa­ção no blo­co, for­ma­do ma­jo­ri­ta­ri­a­men­te por par­ti­dos do cen­trão. Se­gun­do um lí­der do gru­po, Li­ra re­ce­beu­um­re­ca­do:“en­tre­o­go­ver­no e a Edu­ca­ção, os de­pu­ta­dos fi­cam com a Edu­ca­ção”.

A pro­pos­ta foi apro­va­da em dois tur­nos na Câ­ma­ra e te­rá que pas­sar tam­bém du­as ve­zes no Se­na­do pa­ra só de­pois dis­so ir à pro­mul­ga­ção do pre­si­den­teJairBol­so­na­ro.OFun­deb atu­al ex­pi­ra­ria no fim de 2020 e, na ava­li­a­ção de ges­to­res e es­pe­ci­a­lis­tas, seu fim re­pre­sen­ta­ria um apa­gão na edu­ca­ção pú­bli­ca bra­si­lei­ra. A PEC tor­na o me­ca­nis­mo per­ma­nen­te e me­lho­ra su­as fer­ra­men­tas de dis­tri­bui­ção.

—Nu­ma si­tu­a­ção mais nor­mal, co­me­çar o au­men­to de com­ple­men­ta­ção da União em 2022 não se­ria uma pro­pos­ta ab­sur­da. No en­tan­to, a ar­re­ca­da­ção vai ter queda nes­te ano, o que re­per­cu­te no in­ves­ti­men­to da edu­ca­ção des­te ano e do ano que vem. Co­mo vai ter uma re­tra­ção, te­rá uma di­mi­nui­ção da ca­pa­ci­da­de de in­ves­ti­men­to — ava­li­ou Pris­ci­la Cruz, pre­si­den­te do To­dos pe­la Edu­ca­ção. — Além dis­so, as re­des vão ter um es­for­ço ain­da mai­or pa­ra sa­ber o que foi afe­ta­do do pon­to de vis­ta do de­sen­vol­vi­men­to pe­da­gó­gi­co du­ran­te a pan­de­mia. Ou se­ja, é um de­sa­fio do­bra­do com re­cur­sos me­no­res. Nes­se con­tex­to, não dá pa­ra fa­lar num Fun­deb me­nor, sen­do que a União é a que mais ar­re­ca­da im­pos­tos e me­nos con­tri­bui.

A re­la­to­ra do projeto, Pro­fes­so­ra Do­ri­nha, man­te­ve a proi­bi­ção do uso do fun­do pa­ra o pa­ga­men­to de ser­vi­do­res ina­ti­vos. O governo ha­via pro­pos­to que fos­se per­mi­ti­do usar o Fun­deb pa­ra es­se fim.

Nos úl­ti­mos di­as, o ministro da Economia, Pau­lo Gu­e­des, ten­tou in­cluir na pro­pos­ta a exis­tên­cia de um vou­cher pa­ra que pais de cri­an­ças pu­des­sem pa­gar cre­ches pri­va­das. A ideia foi re­jei­ta­da, mas hou­ve acor­do pa­ra fortalecer o en­si­no in­fan­til.

— Em um es­for­ço de al­can­çar o con­sen­so am­plo que in­cor­po­ras­se ele­men­tos da pro­pos­ta do governo, apre­sen­ta­da em ju­lho de 2020, acor­da­mos em uma com­ple­men­ta­ção fi­nal de 23% em seis anos, com a pri­o­ri­za­ção pa­ra edu­ca­ção in­fan­til, eta­pa de en­si­no on­de se con­cen­tra a mai­or de­man­da não aten­di­da pe­lo sis­te­ma pú­bli­co — dis­se Do­ri­nha, ao ler o re­la­tó­rio.

O no­vo tex­to de­ter­mi­na que, em ca­so de fal­ta de va­gas em cre­ches na re­de pú­bli­ca, o di­nhei­ro po­de­rá ser des­ti­na­do a ins­ti­tui­ções sem fins lu­cra­ti­vos. Com a com­ple­men­ta­ção de 23%, 24 es­ta­dos do país re­ce­be­rão apor­te da União. Os 10% que a União já com­ple­men­ta atu­al­men­te per­ma­ne­cem co­mo es­tão, dos 13 pon­tos per­cen­tu­ais ex­tras, 2,5 pon­tos per­cen­tu­ais se­rão des­ti­na­dos a mu­ni­cí­pi­os que te­nham bons re­sul­ta­dos edu­ca­ci­o­nais e ou­tro 10 pon­tos vão pa­ra os mu­ni­cí­pi­os mais po­bres, sen­do 5 des­ti­na­dos à pri­mei­ra in­fân­cia.

SA­LÁ­RIO DE PRO­FES­SO­RES

A de­pu­ta­da man­te­ve o pi­so de 70% do fun­do pa­ra pa­ga­men­to de pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção. O governo de­fen­dia que 70% fos­se o má­xi­mo a ser uti­li­za­do pa­ra es­se fim. Na prá­ti­ca, após a úl­ti­ma al­te­ra­ção do tex­to, foi es­ta­be­le­ci­do um te­to de 85% pa­ra ar­car com es­se ti­po de des­pe­sa. Na pro­pos­ta, fo­ram re­ser­va­dos 15% pa­ra “des­pe­sas de ca­pi­tal”, ou in­ves­ti­men­tos.

Pre­si­den­te da União dos Di­ri­gen­tes Mu­ni­ci­pais de Edu­ca­ção (Un­di­me), Luiz Miguel Gar­cia afir­mou que a re­ser­va de 15% pa­ra in­ves­ti­men­tos era uma de­man­da dos ges­to­res mu­ni­ci­pais e co­me­mo­rou a in­clu­são da re­gra no tex­to.

A re­la­to­ra man­te­ve o Cus­to Alu­no Qua­li­da­de co­mo pa­râ­me­tro pa­ra es­ta­be­le­ci­men­to do pa­drão mí­ni­mo de qua­li­da­de das es­co­las pú­bli­cas. Ha­via uma de­man­da do governo pe­la re­ti­ra­da do dis­po­si­ti­vo. An­tes da con­clu­são des­ta edi­ção, a Câ­ma­ra ain­da dis­cu­tia, em se­gun­do tur­no, um destaque do par­ti­do No­vo pa­ra der­ru­bar o me­ca­nis­mo.

ENTENDA PARA QUE SERVE O FUNDEB

Di­vi­são de re­cur­sos

A fun­ção prin­ci­pal do Fun­deb é di­vi­dir os re­cur­sos pa­ra que to­das as cri­an­ças do país usu­fru­am de um mí­ni­mo de in­ves­ti­men­to. Pa­ra is­so, ca­da es­ta­do e seus mu­ni­cí­pi­os co­lo­cam par­te de seus im­pos­tos em um fun­do. O va­lor é di­vi­di­do pe­lo nú­me­ro de ma­trí­cu­las das es­co­las pú­bli­cas, e vol­ta pa­ra as re­des pa­ga­rem sa­lá­ri­os e con­se­gui­rem investir em manutenção das es­co­las, for­ma­ção de pro­fes­so­ras e ou­tros des­ti­nos.

Con­tri­bui­ção da União

O no­vo tex­to es­ti­pu­lou que a par­te fe­de­ral se­rá de 23% de tu­do o que es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os con­tri­buí­rem ao Fun­deb.

Dis­tri­bui­ção

Es­sa par­te da União é di­vi­di­da em du­as eta­pas.Pri­mei­ro,10pon­tos­per­cen­tu­ais se­guem o mes­mo mo­de­lo atu­al: são en­vi­a­do pa­ra os no­ve es­ta­dos mais po­bres.

Se­gun­da eta­pa

Os ou­tros 13 pon­tos per­cen­tu­ais fo­ram al­vo de em­ba­te en­tre de­pu­ta­dos e o governo, que queria ti­rar 5 pon­tos per­cen­tu­ais pa­ra o pro­gra­ma Ren­da Brasil. Mas a Câ­ma­ra de­ci­diu di­fe­ren­te: 10,5 pon­tos per­cen­tu­ais vão pa­ra as ci­da­des mais po­bres, in­de­pen­den­te­men­te do es­ta­do no qual elas se en­con­trem, sen­do pe­lo menos me­ta­de des­se di­nhei­ro pa­ra edu­ca­ção in­fan­til; e 2,5 pon­tos per­cen­tu­ais co­mo pre­mi­a­ção de re­des que me­lhor se des­ta­ca­rem em in­di­ca­do­res de aprendizagem.