O globo, n. 31761, 22/07/2020. País, p. 19

 

Flávio elogia distensionamento de Bolsonaro

Paulo Cappelli

22/07/2020

 

 

Senador diz que a postura do pai de manter “diálogo aberto com todos” é permanente e que isso vem ajudando a melhorar a imagem do governo; novo tom busca evitar isolamento político e atritos com o STF e o Congresso

 O se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos-RJ) afir­mou que a no­va pos­tu­ra de “dis­ten­si­o­na­men­to” ado­ta­da pe­lo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, seu pai, se­rá per­ma­nen­te. Ao GLO­BO, Flá­vio dis­se que Bol­so­na­ro evi­ta­rá atri­tos com ou­tros po­de­res mes­mo quan­do sair da re­clu­são im­pos­ta por cau­sa da con­ta­mi­na­ção pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus.

— Es­sa pos­tu­ra de dis­ten­si­o­na­men­to não vai ser pro­vi­só­ria. Vai ser per­ma­nen­te. Eu não con­fio mui­to em pes­qui­sas, mas es­sa su­bi­da na ima­gem do governo em le­van­ta­men­tos re­cen­tes é efei­to do dis­ten­si­o­na­men­to. O pre­si­den­te es­tá cons­ci­en­te de que is­so é im­por­tan­te e quer man­ter um diá­lo­go aber­to com to­dos. Me­nos atri­tos com o STF, com o Le­gis­la­ti­vo... Rus­gas são mui­to ruins. Nin­guém quer uma rup­tu­ra.

Se­gun­do Flá­vio, a re­du­ção nas de­cla­ra­ções po­lê­mi­cas do pre­si­den­te tam­bém foi ava­li­a­da co­mo po­si­ti­va pe­lo Pla­nal­to.

—Quan­do não há po­lê­mi­ca pa­ra a mí­dia re­per­cu­tir, aca­ba que as re­a­li­za­ções do governo se so­bres­sa­em. A agen­da po­si­ti­va do Brasil fi­ca em evi­dên­cia —dis­se.

MO­MEN­TO DE GUINADA

Após uma sé­rie de ges­tos de apro­xi­ma­ção do Pa­lá­cio do Pla­nal­to em di­re­ção ao Con­gres­so e ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), in­te­gran­tes da ala ide­o­ló­gi­ca do governo e par­la­men­ta­res ali­nha­dos ao gru­po pas­sa­ram a ad­mi­tir a per­da de es­pa­ço e a re­cla­mar da guinada do pre­si­den­te.

Na terça-feira, o as­ses­sor especial Fi­li­pe Mar­tins es­cre­veu em uma re­de so­ci­al que o governo tem per­mi­ti­do “que o discurso político-ide­o­ló­gi­co que lhe dá sus­ten­ta­ção se­ja en­fra­que­ci­do” e subs­ti­tuí­do por “uma for­ma de neu­tra­lis­mo tec­no­crá­ti­co”, em re­fe­rên­cia ao atu­al pro­ta­go­nis­mo dos mi­li­ta­res.

Na úl­ti­ma se­gun­da-feira, o ministro do Ga­bi­ne­te Ins­ti­tu­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça (GSI), Au­gus­to He­le­no, afir­mou que Bol­so­na­ro bus­ca “con­ci­li­a­ção” e age co­mo um “poder mo­de­ra­dor”. O co­men­tá­rio foi fei­to du­ran­te en­tre­vis­ta à rá­dio Jo­ven Pan, quan­do He­le­no foi ques­ti­o­na­do so­bre a re­a­ção bran­da do governo fe­de­ral à de­cla­ra­ção do ministro Gil­mar Men­des, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), so­bre o Exér­ci­to es­tar se as­so­ci­an­do a um “ge­no­cí­dio”.

A ne­go­ci­a­ção com o cen­trão pa­ra buscar apoio político no Con­gres­so e a bus­ca de pon­tes com o Ju­di­ciá­rio fo­ram me­di­das ado­ta­das pe­lo governo pa­ra evi­tar um iso­la­men­to político. Bol­so­na­ro bus­ca evi­tar tan­to o ris­co de im­pe­a­ch­ment, quan­to de cas­sa­ção da cha­pa pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE), as­sim co­mo apoio pa­ra le­var adi­an­te pro­pos­tas do seu governo sem que elas se­jam bar­ra­das pe­lo STF.