O globo, n. 31755, 16/07/2020. Economia, p. 16

 

Al­co­lum­bre diz que po­de der­ru­bar ve­to de Bol­so­na­ro

Gabriel Shinohara

Manoel Ventura

16/07/2020

 

 

 Recorte capturado

Par­la­men­ta­res ava­li­am que de­ci­são do pre­si­den­te de im­pe­dir re­no­va­ção de con­tra­tos com em­pre­sas pú­bli­cas por mais 30 anos é que­bra de acor­do. Pa­ra es­pe­ci­a­lis­tas, mu­dan­ça no tex­to é po­si­ti­va e es­ti­mu­la in­ves­ti­men­tos

 A de­ci­são do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro de im­pe­dir que os con­tra­tos com em­pre­sas pú­bli­cas de sa­ne­a­men­to se­jam pror­ro­ga­dos por mais 30 anos sur­pre­en­deu par­la­men­ta­res e foi in­ter­pre­ta­da co­mo uma que­bra de acor­do. O pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-AP), afir­mou on­tem que "com­pro­mis­sos são fei­tos pa­ra se­rem cum­pri­dos" e in­di­cou que po­de apoi­ar a der­ru­ba­da de um dos 11 ve­tos ao no­vo mar­co re­gu­la­tó­rio do sa­ne­a­men­to. Em com­pen­sa­ção,a mu­dan­ça ­a­gra­da­ a­o ­se­tor pri­va­do, ao mer­ca­do e a es­pe­ci­a­lis­tas por es­ti­mu­lar a atra­ção de in­ves­ti­men­tos no cur­to pra­zo e per­mi­tir que as mu­dan­ças no mar­co le­gal se­jam dis­se­mi­na­das mais ra­pi­da­men­te no país.

— Não po­de fa­zer o en­ten­di­men­to e não cum­prir o en­ten­di­men­to. Que­ro di­zer pa­ra to­dos os par­la­men­ta­res que, se, in­fe­liz­men­te, por par­te do go­ver­no não hou­ve a efi­cá­cia do en­ten­di­men­to, hou­ve um lap­so por par­te do Exe­cu­ti­vo, que eu re­pu­to que não é cer­to, a gen­te tem co­mo cor­ri­gir na ses­são do Con­gres­so Na­ci­o­nal e dar res­pos­ta do que foi cons­truí­do no ple­ná­rio do Con­gres­so Na­ci­o­nal — dis­se Al­co­lum­bre.

O tex­to apro­va­do no Con­gres­so per­mi­tia que as em­pre­sas re­no­vas­sem seus con­tra­tos por mais 30 anos des­de que is­so ocor­res­se até mar­ço de 2022. Pa­ra is­so, era pre­ci­so ha­ver um acor­do com a pre­fei­tu­ra res­pon­sá­vel pe­lo con­tra­to, mas ge­ral­men­te es­sas em­pre­sas são es­ta­tais li­ga­das aos go­ver­nos lo­cais. O ar­ti­go foi in­se­ri­do du­ran­te a dis­cus­são do no­vo mar­co na Câ­ma­ra pa­ra ven­cer a for­te re­sis­tên­cia das ban­ca­das, prin­ci­pal­men­te no Nor­des­te, além de an­ga­ri­ar al­guns vo­tos no Se­na­do. Mas na prá­ti­ca, pos­ter­ga­va qual­quer chan­ce re­al de com­pe­ti­ção em vá­ri­as lo­ca­li­da­des do país.

Tas­so Je­reis­sa­ti (PSDBCE), re­la­tor do tex­to no Se­na­do, dis­se que o go­ver­no deu um "ti­ro no pé" :

— Fi­quei sur­pre­so. Um pro­je­to que es­ta­va sen­do aplau­di­do por gran­de par­te da so­ci­e­da­de vai vi­rar uma po­lê­mi­ca sem sen­ti­do.

 'RE­LA­ÇÃO FRA­GI­LI­ZA­DA'

O de­pu­ta­do Ge­ni­nho Zu­li­a­ni (DEM-SP), que foi o re­la­tor do pro­je­to na Ca­sa, tam­bém viu na mu­dan­ça um no­vo en­tra­ve:

— Em mui­tos es­ta­dos bra­si­lei­ros, as em­pre­sas es­ta­tais pres­tam ser­vi­ços sem con­tra­to ou com um con­tra­to não le­gí­ti­mo, fei­to há 20 anos, e is­so (o ve­to) vai cri­ar pro­ble­mas pa­ra es­sas es­ta­tais que não ti­ve­ram efi­ci­ên­cia de pro­du­zir um con­tra­to.

O se­na­dor Ot­to Alen­car (PSD-BA) foi o pri­mei­ro a re­cla­mar­deu­ma­que­bra­de­a­cor­do. O lí­der do PSD no Se­na­do dis­se que o ve­to ao ar­ti­go que au­to­ri­za­va a pror­ro­ga­ção dos atu­ais con­tra­tos vai fra­gi­li­zar as re­la­ções do go­ver­no com o Se­na­do. Se­gun­do ele, es­se tre­cho foi ne­go­ci­a­do com os se­na­do­res que apoi­am as pau­tas do go­ver­no, co­mo Je­reis­sa­ti e An­to­nio Anas­ta­sia (PSDBMG), além de­le pró­prio:

— Hou­ve uma que­bra de acor­do, e is­so vai fra­gi­li­zar a re­la­ção do go­ver­no no Se­na­do.

O Con­gres­so po­de der­ru­bar um ve­to pre­si­den­ci­al em ses­são con­jun­ta do Se­na­do e da Câ­ma­ra por mai­o­ria ab­so­lu­ta.

O lí­der do go­ver­no no Se­na­do, Fer­nan­do Be­zer­ra (MDBPE), ne­gou que te­nha ha­vi­do que­bra de acor­do. Se­gun­do ele, três ve­tos fo­ram ne­go­ci­a­dos com par­la­men­ta­res.

—Os en­ten­di­men­tos fo­ram man­ti­dos­pe­la­san­ção­do­pre­si­den­te. O que ocor­reu, e eu res­pei­to as ma­ni­fes­ta­ções con­trá­ri­as, é que o tex­to que veio da Câ­ma­ra foi sub­me­ti­do à san­ção, e no tex­to dez no­vos dis­po­si­ti­vos­fo­ram­sub­me­ti­do­sao ve­to do pre­si­den­te. É im­por­tan­te res­sal­tar que, des­ses dez ar­ti­gos, ape­nas três ou qua­tro são de mé­ri­to em re­la­ção ao mar­co le­gal do sa­ne­a­men­to.

Je­reis­sa­ti con­fir­mou que, em con­ver­sa com o mi­nis­tro de De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal, Ro­gé­rio Ma­ri­nho, abriu mão de dois úl­ti­mos ve­tos com o en­ten­di­men­to de que os ar­ti­gos po­de­ri­am ser me­lho­ra­dos quan­do fos­se fei­to o re­gu­la­men­to.