Correio braziliense, n. 20894, 07/08/2020. Mundo, p. 13

 

Trump prevê vacina antes de novembro

07/08/2020

 

 

Ansioso por um retorno rápido à normalidade nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump disse que uma vacina contra a covid-19 pode ser produzida antes das eleições de 3 de novembro, nas quais tentará novo mandato. Trata-se de um cronograma bem mais otimista do que o apresentado pelo principal consultor epidemiológico da Casa Branca, Anthony Fauci, cauteloso em suas previsões.

Trump fez o prognóstico durante entrevista concedida ao radialista conservador Geraldo Rivera. Quando perguntado se uma vacina poderia estar disponível para as eleições, o presidente respondeu que acreditava que “em alguns casos, sim”, acrescentando que também era possível antes. “Por volta dessa data”, disse o chefe da Casa Branca, acrescentando que o país tem “um grande número” de vacinas em estudo.

Na véspera, Anthony Fauci disse estar “cautelosamente otimista” com o sucesso no desenvolvimento de uma vacina, que, segundo ele, poderia ter sua segurança e eficácia reconhecidas em algum momento “até o fim do ano, início de 2021”.

O governo Trump está investindo grandes quantias de recursos federais no desenvolvimento de uma vacina. País mais atingido pela pandemia, os EUA ultrapassaram 4,8 milhões de casos da covid-19, com mais de 158 mil mortes. Entre quarta-feira e ontem, o país registrou mais de 2 mil óbitos pela primeira vez em três meses. A crise sanitária vem impactando na economia e, como consequência, nas pretensões eleitorais do republicano. As últimas pesquisas mostram o democrata Joe Biden à frente nas intenções de voto.