O globo, n. 31729, 20/06/2020. Economia, p. 26

 

Entrevista - Nestor Foster: "O Brasil tem de ficar sempre do lado do Brasil"

20/06/2020

 

 

Nes­tor Fors­ter es­tá há um ano no co­man­do da Em­bai­xa­da bra­si­lei­ra em Washing­ton e há qua­tro me­ses aguar­da a apro­va­ção do seu no­me, pe­lo ple­ná­rio do Se­na­do, pa­ra as­su­mir ofi­ci­al­men­te a che­fia do pos­to. Ele es­tá em um cor­po a cor­po no Con­gres­so ame­ri­ca­no, pa­ra mi­nar re­sis­tên­ci­as e cor­ri­gir in­for­ma­ções que con­si­de­ra in­cor­re­tas so­bre a atu­a­ção do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro em áre­as co­mo meio am­bi­en­te e di­rei­tos hu­ma­nos.

Ele en­vi­ou uma car­ta aos de­pu­ta­dos de­mo­cra­tas que in­te­gram o Co­mi­tê de As­sun­tos Tri­bu­tá­ri­os, que ha­vi­am pe­di­do ao re­pre­sen­tan­te de Co­mér­cio dos EUA, Ro­bert Lighthi­zer, pa­ra não ne­go­ci­ar acor­dos com o Bra­sil. Se­gun­do Fors­ter, as con­ver­sas vão bem e, até o fim do ano, se­rão fe­cha­dos acor­dos pa­ra fa­ci­li­tar o in­ter­câm­bio en­tre os dois paí­ses.

 Co­mo tem si­do es­se cor­po a cor­po pa­ra de­fen­der a ima­gem do Bra­sil nos EUA?

É tra­ba­lho do di­plo­ma­ta cor­ri­gir per­cep­ções equi­vo­ca­das que exis­tem so­bre o Bra­sil. Acre­di­to que te­mos a obri­ga­ção de es­ta­be­le­cer os fa­tos e des­fa­zer per­cep­ções equi­vo­ca­das.

 A Amazô­nia é sem­pre men­ci­o­na­da nas crí­ti­cas ao go­ver­no bra­si­lei­ro...

Di­zem que o go­ver­no Bol­so­na­ro es­tá des­truin­do a Amazô­nia. Is­so é com­ple­ta­men­te fal­so. Es­sa­ mo­bi­li­za­ção i­né­di­ta ­da GLO (Ga­ran­tia da Lei e da Or­dem, pa­ra evi­tar des­ma­ta­men­to e com­ba­ter fo­cos de in­cên­dio),co­m a ­mo­bi­li­za­ção­ de tro­pas do Exér­ci­to e 2.500 bom­bei­ros, no ano pas­sa­do, e ago­ra a cri­a­ção do Con­se­lho Na­ci­o­nal da Amazô­nia Le­gal mos­tram que exis­te uma pre­o­cu­pa­ção mui­to gran­de pa­ra re­sol­ver­mos es­se pro­ble­ma. A dis­cus­são tem que ser fei­ta em ci­ma de po­lí­ti­cas pú­bli­cas, de da­dos ob­je­ti­vos.

 O pre­si­den­te é acu­sa­do de, na Amazô­nia, dar mais im­por­tân­cia ao as­pec­to econô­mi­co do que ao meio am­bi­en­te.

Um aper­cep­ção equi­vo­ca­da. Se exis­te Amazô­nia, o mérito é do­ povo ­do Bra­sil, que­ tem pre­ser­va­do 84% da flo­res­ta. Ne­nhum país po­de fa­lar is­so. O que o go­ver­no Bol­so­na­ro tem en­fatizado é que a A­mazônia é um lo­cal on­de mo­ram 25 mi­lhões de bra­si­lei­ros que têm os ín­di­ces de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no mais bai­xos do país. O pre­si­den­te quer tra­zer o fa­mo­so de­sen­vol­vi­men­to econô­mi­co sus­ten­tá­vel. Não tem que pen­sar só no meio am­bi­en­te sem sus­ten­ta­bi­li­da­de. Tem que pen­sar em opor­tu­ni­da­de econô­mi­ca, em­pre­go e pos­si­bi­li­da­de de tra­zer mais opor­tu­ni­da­des pa­ra os bra­si­lei­ros lá, que não po­dem ser es­que­ci­dos só por­que os es­tran­gei­ro sa­cham a flo­res­ta bo­ni­ta.

 O cor­po a cor­po tem da­do re­sul­ta­do?

Acho que tem sim, tan­to com re­la­ção a im­pren­sa, jor­nais, rá­dio, te­le­vi­são etc., mas tam­bém jun­to a par­la­men­ta­res e li­de­ran­ças po­lí­ti­cas dos dois la­dos, tan­to re­pu­bli­ca­nos co­mo de­mo­cra­tas. Con­ver­so com to­dos, pro­cu­ro es­cla­re­cer da me­lhor for­ma as dú­vi­das so­bre o Bra­sil, sem­pre nes­sa li­nha de des­fa­zer per­cep­ções equi­vo­ca­das, ba­se­a­das em no­tí­ci­as exa­ge­ra­das.

 Nos EUA, de on­de vem a mai­or re­sis­tên­cia a acor­dos com o Bra­sil?

Não ve­jo que ha­ja um mo­vi­men­to con­trá­rio ao Bra­sil. Há pre­o­cu­pa­ções com ques­tões, com te­mas, e es­sas pre­o­cu­pa­ções são até cer­to pon­to di­fu­sas. No Con­gres­so, re­cen­te­men­te, hou­ve a car­ta dos par­la­men­ta­res ­da ­co­mis­são­ da Câ­ma­ra, iden­ti­fi­can­do al­gu­mas áre­as de pre­o­cu­pa­ção pa­ra eles. Nos­so pa­pel é es­ta­be­le­cer um diá­lo­go com es­ses par­la­men­ta­res a res­pei­to da re­al si­tu­a­ção do Bra­sil. Em qual­quer so­ci­e­da­de de­mo­crá­ti­ca ha­ve­rá sem­pre crí­ti­ca. Is­so não é um pro­ble­ma. O pro­ble­ma é quan­do a per­cep­ção é equi­vo­ca­da, ba­se­a­da em fan­ta­si­as, ima­gi­na­ção, e não nos fa­tos.

 O re­pre­sen­tan­te de Co­mér­cio nos EUA dis­se que não exis­te ne­go­ci­a­ção de um acor­do de li­vre co­mér­cio com o Bra­sil.

O que ele fa­lou é per­fei­to. Pa­ra ne­go­ci­ar um acor­do de li­vre co­mér­cio, é pre­ci­so au­to­ri­za­ção pré­via do Con­gres­so ame­ri­ca­no. Um acor­do de li­vre co­mér­cio só po­de ser ne­go­ci­a­do de­pois de uma no­ti­fi­ca­ção for­mal ao

Con­gres­so, 60 di­as an­tes de ini­ci­ar a ne­go­ci­a­ção. Mas is­so não quer di­zer que a pos­si­bi­li­da­de do acor­do mais adi­an­te es­te­ja fo­ra do ho­ri­zon­te dos dois paí­ses.

 O que tem si­do fei­to?

Es­ta­mos­ pre­pa­ran­do ­o ­ter­re­no, ca­mi­nhan­do na di­re­ção de uma mais pro­fun­da re­la­ção econô­mi­co-co­mer­ci­al en­tre os dois paí­ses, ne­go­ci­an­do acor­dos pon­tu­ais na área de fa­ci­li­ta­ção de co­mér­cio, co­mér­cio ele­trô­ni­co, boas prá­ti­cas re­gu­la­tó­ri­as. Te­mos um pro­gra­ma cha­ma­do ope­ra­dor econô­mi­co au­to­ri­za­do (re­co­nhe­ci­men­to das ope­ra­ções de co­mér­cio ex­te­ri­or pe­las adu­a­nas dos dois paí­ses), pro­gra­ma­do pa­ra fun­ci­o­nar no iní­cio do pró­xi­mo ano. São me­di­das econô­mi­cas que não me­xem com ta­ri­fas, mas que re­du­zem enor­me­men­te os cus­tos de fa­zer ope­ra­ções de co­mér­cio ex­te­ri­or en­tre o Bra­sil e os EUA.

 O que po­de ser fe­cha­do até o Fim des­te ano?

O que es­tá mais avan­ça­do é a fa­ci­li­ta­ção de ne­gó­ci­os, que te­rá im­pac­to pa­ra quem tra­ba­lha no co­mér­cio bi­la­te­ral. O co­mér­cio ele­trô­ni­co tam­bém es­tá an­dan­do.

 Na ri­va­li­da­de en­tre EUA e Chi­na, o Bra­sil tem sem­pre de es­tar ao la­do dos EUA? A Chi­na tam­bém não é um par­cei­ro im­por­tan­te?

O Bra­sil tem sem­pre de fi­car do la­do do Bra­sil. Nós es­ta­mos aqui pa­ra de­fen­der o in­te­res­se na­ci­o­nal bra­si­lei­ro. O Bra­sil se be­ne­fi­ci­ou tran­si­to­ri­a­men­te des­sa ri­va­li­da­de, mas is­so não é do in­te­res­se do Bra­sil. O agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro não pre­ci­sa de uma guer­ra co­mer­ci­al en­tre EUA e Chi­na pa­ra ter aces­so ao mer­ca­do chi­nês. A Chi­na é o pri­mei­ro par­cei­ro co­mer­ci­al. Com­pra ali­men­tos e ma­té­ri­as-pri­mas. Os EUA são o nú­me­ro dois e com­pram mais in­dus­tri­a­li­za­dos. Há im­por­tan­tes in­ves­ti­men­tos da Chi­na no Bra­sil.