O globo, n. 31693, 15/05/2020. País, p. 6

 

Deputada disse que, sem Moro, Bolsonaro iria cair

Natália Portinari

15/05/2020

 

 

Alerta foi feito por Carla Zambelli em mensagem enviada ao ex-ministro da Justiça na tentativa de evitar seu pedido de demissão. Frase foi apagada depois; parlamentar alegou que se arrependeu de ter escrito 

PABLO VALADARES/10-03-2020Pelo celular. Carla Zambelli, em troca de mensagens, sugeriu que Moro ficasse no governo e aceitasse mudanças na PF

 Na troca de mensagens entre a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o então ministro da Justiça Sergio Moro para convencê-lo a ficar no cargo, a deputada disse que o presidente Jair Bolsonaro iria “cair se o sr. sair”. Depois, de acordo com ela mesma, se arrependeu de ter dito isso — e apagou a mensagem antes de divulgar a conversa.

A troca de mensagens completa, revelada pela TV Globo, mostra trechos que não constavam da conversa exibida por Carla Zambebelli à CNN Brasil em abril. Ao GLOBO, a deputada afirmou que o contexto da conversa “não tinha nada a ver com o inquérito em si”.

—Tinha um contexto, que ele não apresentou, não entrou no depoimento. Ele vazou agora para me constranger. Para mostrar que eu apaguei. E eu apaguei porque eu me arrependi de ter escrito —diz Carla.

Sergio Moro, que é seu padrinho de casamento, não conversou com ela desde que decidiu expôr a troca de mensagens com ela no Jornal Nacional, logo após pedir demissão. A parlamentar enviou uma mensagem para ele logo depois, mas foi bloqueada no WhatsApp.

—Eu mandei mensagem para ele dizendo que era um absurdo a situação na qual ele tinha colocado o presidente, que estavam comparando a nomeação do Ramagem (diretor da Polícia Federal) com o Lula. Com a nomeação de um condenado. E aí ele leu a mensagem e me bloqueou. Não foi uma conversa.

Para ela, a situação é “muito triste”, já que se considerava amiga do exministro. A íntegra da conversa entre os dois foi vazada para constrangê-la por ter apagado essas mensagens de “contexto”, segundo a deputada, e ameaça vazar ela mesma mensagens que trocou com o exministro “na intimidade” que tinham.

—Criança, né? Carla Zambelli deseja que Moro deixe de ser criança. Vai arrumar alguma coisa para fazer. Pelo amor de Deus. Fica vazando de conversa que não tem nada a ver com o inquérito. Está fazendo igualzinho o Verdevaldo —diz, em referência ao jornalista Glenn Greenwald, do “The Intercept”,

que divulgou supostas mensagens de Moro obtidas por um hacker.

TROCA DE MENSAGENS

Carla Zambelli enviou uma mensagem em 23 de abril ao então ministro da Justiça sugerindo a ele que conversasse com Bolsonaro. O objetivo da conversa, segundo ela, seria fazer com que Bolsonaro garantisse a Moro uma indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF). Na mesma troca de mensagens, Carla

Zambelli disse a Moro: “Bolsonaro vai cair se o Sr sair”. Em resposta, Moro disse a Zambelli que já havia falado com Bolsonaro naquele dia. Na sequência das mensagens, Moro afirmou à deputada que não está “à venda”.

A deputada nega que tenha servido como emissária de Bolsonaro ao sugerir que Moro ficasse para conseguir uma vaga no STF. Ela disse que foi enviada pelo “Planalto” nas mensagens em referência ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Wajngarten, que, segundo ela, a orientaram a tentar dissuadir Moro de pedir demissão.

Ontem à noite, por meio de uma de suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não autorizou Carla a falar por ele

A troca de mensagens foi incluída no inquérito que apura se Bolsonaro tentou interferir na PF. Em 24 de abril, quando anunciou sua demissão, Moro disse que Bolsonaro interferiu na PF ao demitir o então diretor geral do órgão, Maurício Valeixo, e insistir na troca do comando da PF no Rio.

Na ocasião, Bolsonaro negou as acusações. Disse que Moro afirmou a ele aceitar a troca de Valeixo desde que a mudança ocorresse em novembro, quando, segundo Bolsonaro, Moro gostaria de ser indicado para o STF. O ministro Celso de Mello deixará o tribunal em novembro, quando completa 75 anos.