Correio braziliense, n. 20864 , 07/07/2020. Cidades, p.16

 

DF Legal tem troca de chefia

Jaqueline Fonseca

07/07/2020

 

 

EXECUTIVO » Ibaneis Rocha (MDB) exonerou, ontem, Gutemberg Tosatte da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística e nomeou Cristiano Mangueira para o cargo. Pasta é responsável pela fiscalização das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), publicada no início da noite de ontem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou o secretário de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Gutemberg Tosatte. A pasta é responsável pela fiscalização, por exemplo, do uso de máscaras na capital e de estabelecimentos abertos de maneira irregular, medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus. No lugar dele, assume Cristiano Mangueira de Sousa, que, até então, era o subsecretário de Fiscalização de Atividades Econômicas da pasta. Ele foi nomeado em janeiro de 2019, quando o DF Legal ainda era Agefis.

O governador, também, fez mudanças nas chefias de seis administrações regionais: Santa Maria, Samambaia, Sobradinho, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Varjão. Além disso, Ibaneis tornou sem efeito o ato que nomeou Wesley Wenisgton Vieira dos Santos como subsecretário de Convênios e Parcerias, da Secretaria de Esporte e Lazer. Wesley foi detido, suspeito de envolvimento em um racha, na noite de domingo.

Outra mudança publicada na edição extra do DODF foi no Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Edson Gonçalves Duarte deixa o cargo de diretor-presidente, a pedido. No lugar dele, assume, interinamente e sem acumular vencimentos, Jair Vieira Tannús, subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente.

O Correio entrou em contato com o Governo do Distrito Federal (GDF) para saber o que motivou as mudanças, no entanto, até o fechamento desta edição, não havia recebido resposta.

Pandemia

Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o DF Legal ganhou a atribuição de fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção da doença. Segundo nota da assessoria de imprensa da pasta, diariamente, o órgão realizada cerca de dez operações para conscientizar e multar as pessoas que insistirem em desobedecer as determinações. A ação, coordenada com outras secretarias e a Vigilânca Sanitária, abordou 68.090 pessoas e expediu 57 autos de infração pelo não uso de máscaras, até o momento.

O DF Legal foi criado, em abril de 2019, em substituição à Agência Fiscalizadora do DF (Agefis), que cuidava, principalmente, da fiscalização de edificações, por meio de projeto de lei do Executivo local, aprovado na Câmara em 2019.

Dança das cadeiras

» Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal)

Gutemberg Tosatte Gomes é exonerado do cargo de secretário. Cristiano Mangueira de Sousa assume a pasta.

» Subsecretaria de Convênios e Parcerias, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer ato que o nomeou Wesley Wenisgton Vieira dos Santos foi tornado sem efeito.

Rafael Rodrigues dos Santos assume o cargo de subsecretário.

» Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Edson Gonçalves Duarte foi exonerado do cargo de diretor presidente a pedido. Jair Vieira Tannús, subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, assume interinamente.

» Administrações regionais:

Santa Maria — sai Renato Couto Mendonça, entra Marileide Alves da Silva Romão

Samambaia — sai Gustavo Almeida Aires, entra Renato Couto Mendonça

Cruzeiro — sai Cláudio Simões dos Santos, entra Gustavo Almeida Aires

Sobradinho — sai Eufrásio Pereira da Silva, entra João Luiz Vieira da Silva

Varjão — sai Nair Queiroz Pessoa Lucio, entra Rogério Gomes dos Santos

Sudoeste/Octogonal — Luiz Eduardo Gomes de Paula, entra Daniel Damasceno Crepaldi