O globo, n.31711, 02/06/2020. País, p. 6

 

Assessor de Bolsonaro é acusado de operar robôs

Thiago Prado

02/06/2020

 

 

Iguais. Mesmo texto publicado por perfis diferentes, compartilhados pelo assessor da Presidência

Assessor para a área internacional do presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, Filipe Martins foi acusado no fim de semana de operar robôs nas redes sociais em meio a um bate-boca com dois ex apoiadores do presidente: o apresentador do SBT Danilo Gentili e o youtuber Nando Moura.

Nando Moura rompeu com o bolsonarismo em outubro do ano passado (“o presidente traiu todos os seus eleitores”, disse no vídeo em que declarava a ruptura). Já Gentili brigou com os Bolsonaro três meses antes ao criticara postura parlamentar de Eduardo na Câmara dos Deputados.

No sábado, após uma série de trocas de farpas no Twitter, Moura subiu o tom contra Martins em questões envolvendo apolítica externa brasileira, área na qual o assessor tem influência no governo. “Hoje somos um estado pária, todos os acordos que demoraram anos para serem costurados correm o risco de virar pó. Nossa moeda é a que mais se desvalorizo uno mundo ”, escreveu. Gentili também ironizou a atuação de Martins no governo.

Minutos depois, Moura e Gentili conseguiram flagrar uma série de publicações compartilhados por Martins em seu perfil no Twitter que continham exatamente o mesmo texto atacando os dois. As mensagens foram apagadas logo depois, mas Moura e Gentili conseguiram fazer cópias das telas antes de serem deletadas. A publicação de textos exatamente iguais por diferentes contas é consideradas por especialistas como um indício de uso de automação para ampliara repercussão de publicações na rede.

Moura e Gentili republicaram em suas contas as imagens que mostravam Martins compartilhando os textos iguais. “Um pequeno lapso”, ironizou Moura. “Dando RT em fake no Twitter”, provocou Gentili.

Procurado pelo Sonar, a plataforma online do GLOBO que analisa o debate político nas redes sociais, o Palácio do Planalto informou que não comentaria a reportagem.