Correio braziliense, n. 20844 , 17/06/2020. Cidades, p.18

 

Três multas e 61.800 pessoas abordadas

Matheus Ferrari

17/06/2020

 

 

Quase um mês após o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciar a aplicação de multa a quem circula sem máscaras em espaços públicos, a medida tem se mostrado efetiva nas ruas. De acordo com a Secretaria DF Legal, 61.800 pessoas foram abordadas, entre 18 de maio e a última segunda-feira. Deste total, três infratores foram multados, entre eles o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Vale lembrar que durante a fiscalização, agentes do governo realizam uma abordagem inicial e solicitam o uso da máscara pessoal ou doada pelo GDF. A multa só é aplicada em caso de resistência ao uso da proteção.

A reportagem do Correio esteve, por cerca de uma hora, no Setor Comercial Sul, durante a tarde de ontem, para observar o comportamento das pessoas. Foi possível notar que a maioria da população busca respeitar a obrigatoriedade da máscara. Em casos pontuais, no entanto, algumas pessoas retiram o equipamento, principalmente, nos momentos em que estão comendo ou bebendo algo, por exemplo.

Foi o caso da vendedora Jéssica Rocha de Abreu, 20 anos, que estava saindo do shopping onde trabalha, no momento em que a reportagem a abordou, sem a proteção. “A gente fica o dia inteiro de máscara. Chega uma hora que machuca. Resolvi tomar uma cervejinha e precisei tirar”, ponderou a moradora de São Sebastião. A atendente de telemarketing, Juliana Degobi, 28, acredita que o respeito à lei por parte da população tem relação direta com o fato da multa, a partir de R$ 2 mil, prevista para quem for pego sem o equipamento. “Acho que ninguém quer pagar. Então, as pessoas vão se prevenir. É como dizem ‘ou vai no amor ou vai na dor’”, afirmou a moradora do Novo Gama (GO).

Segundo o GDF, cerca de 25 mil estabelecimentos também foram vistoriados. Nenhum foi multado. No casos de pessoas jurídicas, a multa prevista é de R$ 4 mil. Ainda de acordo com o governo local, um milhão de máscaras já foram distribuídas, gratuitamente, para toda a população do DF.