O Estado de São Paulo, n.46215, 29/04/2020. Economia e Negócios, p.B1

 

União contratará mais de 8 mil para o INSS

Luci Ribeiro

29/04/2020

 

 

Aposentados e militares vão reforçar quadro da instituição para reduzir a enorme fila de pedidos por benefícios  

O governo federal autorizou a contratação temporária de aposentados e militares para trabalharem no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Serão abertas pelo menos 8.230 vagas em até seis meses. A iniciativa pretende reforçar o quadro de atendimento do INSS, que há meses tenta reduzir a enorme fila de pedidos por benefícios previdenciários.

A portaria que autoriza a contratação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. Ela restringe as vagas a “aposentados pelo regime próprio de Previdência Social da União” e de “militares inativos para o desempenho de atividades de natureza civil”.

Do total de contratações, 7.400 profissionais serão selecionados para atuar no INSS nas atividades de atendimento e serviços administrativos e de concessão e revisão de benefícios e demandas judiciais. Os demais serão contratados para as Secretarias de Gestão e Desempenho de Pessoal e de Previdência do Ministério da Economia, com 290 e 520 profissionais, respectivamente.

Os aposentados e militares a serem lotados nas duas secretarias também vão trabalhar em atividades ligadas à Previdência, como perícia médica, análises e processos de compensação financeira previdenciária.

Também haverá vagas para perícia médica e para atuação na concessão e revisão de benefícios/demandas judiciais. O número de vagas para esses cargos, no entanto, não foi definido na portaria, que estabeleceu apenas o limite máximo de gastos para essas contratações – R$ 45,5 milhões para perícia médica e R$ 19,9 milhões para 0 cargo na área jurídica em 2020.

A portaria dispensa a realização de concurso público para a contratação dos servidores temporários, que será feita por chamamento público. Os critérios de seleção ainda serão divulgados pelo INSS, que seis meses para publicar o documento para convocação dos servidores temporários.

A admissão de servidores e militares aposentados para trabalharem no INSS foi regulamentada por meio de uma medida provisória publicada no dia 2 de março.

Divisão de tarefas

Servidores de carreira aposentados do INSS vão analisar benefícios e servidores inativos do órgão e militares aposentados cuidarão do atendimento ao público