O Estado de São Paulo, n.46209, 23/04/2020. Política, p.A6

 

Teich anuncia general como número 2 da pasta

Tânia Monteiro

23/04/2020

 

 

Cargo de secretário executivo do Ministério da Saúde será ocupado por Eduardo Pazuello, escolhido por Bolsonaro

O ministro da Saúde, Nelson Teich, anunciou ontem o nome de seu novo braço direito, o secretário executivo da pasta, general Eduardo Pazuello. O general foi uma escolha pessoal do presidente Jair Bolsonaro. “Acredito que ele possa de verdade ajudar a criar um programa de crescimento compatível com a necessidade que nós temos hoje”, disse o ministro.

Pazuello comandou, até outubro do ano passado, a Operação Acolhida, que dá apoio a refugiados, especialmente da Venezuela. O cargo de secretário executivo do Ministério da Saúde é ocupado atualmente por João Gabbardo, médico e ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, indicado por Osmar Terra (MDB). Gabbardo já declarou que pretende permanecer na pasta, se for convidado pelo novo ministro.

O novo secretário executivo do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello, é paraquedista, assim como o presidente Jair Bolsonaro e grande parte dos militares que atuam no primeiro escalão do governo.

Durante dois anos, Pazuello comandou a Operação Acolhida, em Roraima, pela qual recebeu prêmio de direitos humanos junto com agências da Organização das Nações Unidas e o Exército, pela resposta humanitária dada ao atendimento aos venezuelanos. Também exerceu vários comandos na área de logística, o que foi decisivo para a sua escolha para o novo posto.

“Quando eu falo em relação a trazer o general, é que eu acredito que ele possa, de verdade, ajudar que a gente consiga criar um programa de ajuste e crescimento compatível com a necessidade que a gente tem hoje”, disse o ministro, referindo-se à adaptação da infraestrutura médica e hospitalar do País para lidar com o avanço da doença.

O novo secretário executivo da Saúde entrou no Exército em 1984, ainda está na ativa e, com a nomeação, ficará afastado da Força por até dois anos, para assumir um cargo de natureza civil. A passagem para a reserva está prevista para março de 2022.

Confiança

“Acredito que ele possa, de verdade, ajudar a criar um programa de ajuste e crescimento compatível com a necessidade que a gente tem hoje.”

Nelson Teich

MINISTRO DA SAÚDE