Correio braziliense, n. 20803 , 07/05/2020. Cidades, p.16

 

R$ 79 milhões para hospital de campanha

27/05/2020

 

 

CORONAVÍRUS » Verba da Secretaria de Saúde será usada na contratação emergencial dos leitos que serão disponibilizados no Estádio Mané Garrincha

A Secretaria de Saúde investirá R$ 79,5 milhões na contratação emergencial de 197 leitos para o hospital de campanha no Estádio Nacional Mané Garrincha. Serão 173 leitos de enfermaria para adultos e sem suporte de oxigenoterapia, além de 20 de suporte avançado e quatro de emergência na nova estrutura.

Os leitos estarão disponíveis para atendimento a pacientes com o novo coronavírus pelo período de 180 dias, prorrogável por igual período. O extrato do contrato de serviço de gestão integrada com a empresa responsável foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O contrato inclui locação de equipamentos, gerenciamento técnico, assistência médica e multiprofissional, de forma ininterrupta, com manutenção e insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos, incluindo computadores e impressoras e atendimento dos pacientes com medicamentos, materiais, alimentação.

A empresa responsável pela instalação dos equipamentos levou cerca de 130 camas com colchão para o estádio e iniciou o processo seletivo para recrutar 253 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

Segundo o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Albuquerque, o GDF está na etapa de recrutamento do corpo técnico, que envolve treinamentos nos fluxos assistenciais, rotas de fuga, entre outras práticas. Assim que as obras estiverem concluídas, a empresa entrará com os profissionais. Ainda de acordo com Isaque, ao fim do contrato, os bens e os equipamentos utilizados emergencialmente serão incorporados ao patrimônio da Secretaria de Saúde.