Correio braziliense, n. 20798 , 02/05/2020. Cidades, p.18

 

Testagem será ampliada

Walder Galvão

02/05/2020

 

 

CORONAVÍRUS » Gama e Planaltina ganharão pontos de exame rápido para a população. Os atendimentos serão feitos por drive thru, como acontece em outros postos do DF. Capital registra a 31ª morte pela Covid-19
O Distrito Federal terá o serviço de testagem da população com suspeita do novo coronavírus ampliado. Na segunda-feira, pontos de exame para a Covid-19 passarão a funcionar no Gama e em Planaltina. Os atendimentos serão realizados por drive thru, como acontece nos outros postos. A análise rápida na capital começou em 21 de abril, e os profissionais de saúde atenderam a mais de 30 mil pessoas.

No Gama, os testes serão feitos no Estádio Bezerrão, que também receberá moradores de Santa Maria. Em Planaltina, o atendimento será em frente à Loja Maçônica 7 de Setembro, próximo ao hospital da região. Os todos os postos, os exames serão feitos das 8h às 17h, e o resultado sairá em cerca de 30 minutos. Para evitar aglomerações, é necessário que o interessado faça o agendamento do atendimento no site sistemas.df.gov.br/mteste.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a testagem é prioritária para pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum diagnosticado com a Covid-19. A recomendação da pasta é de que os pacientes usem máscaras e que no carro tenha, no máximo, quatro pessoas. Nos casos graves, os pacientes serão direcionados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Dois pontos de testagem rápida em Águas Claras serão desativados, o da Uniplan e o da Residência Oficial do Governador. Um deles será realocado no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga.

Óbitos
Com 1.567 casos confirmados de coronavírus, o DF registrou mais uma morte devido à Covid-19 ontem, totalizando 31 óbitos provocados pela doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, uma mulher de 85 anos moradora de Ceilândia faleceu no Hran, na quinta-feira. A vítima estava internada desde o último domingo. Segundo a pasta, ela tinha hipertensão, comorbidade que agrava o quadro clínico de pacientes.

Além dos diagnósticos, a capital tem 96 pessoas internadas. Dessas, 39 têm quadro de saúde considerado crítico e estão em unidades de terapia intensiva (UTIs). Apesar do número, 901 pessoas são consideradas recuperadas da doença.

No sistema carcerário há 266 detentos infectados. Além disso, boletim de quinta-feira mostra que há 69 agentes diagnosticados com a Covid-19, sendo que um deles está em estado grave, internado na UTI de um hospital particular do DF. De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), 25 presos são considerados recuperados.

Fiscalização
Devido à pandemia, moradores do DF que deixarem de utilizar máscaras faciais em espaços públicos poderão ser autuados por infração sanitária. Desde quinta-feira, o equipamento se tornou obrigatório na capital, por meio de decreto do Executivo local. Entretanto, a fiscalização começará apenas em 11 de maio, data em que o governo iniciará a distribuição desses itens de proteção para a população. Quem descumprir a medida, poderá pagar multa de, pelo menos, R$ 2 mil e prisão.

O decreto que prevê a obrigatoriedade das máscaras lista sanções previstas no Artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doenças contagiosas. Além da multa, a detenção poderá ser de um mês a um ano, caso seja comprovada a intenção de infectar outras pessoas. De acordo com o texto, caso um funcionário da Saúde infrinja a norma, a penalidade pode ser maior. Segundo a medida, a máscara deverá ser usada em transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, indústrias e espaços de prestação de serviço, no entanto, não foi divulgado o órgão que fará o controle da medida.

Pontos

Confira os 10 locais de testagem no DF

» Unieuro Unidade Águas Claras: para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras
» Estacionamento 13 do Parque da Cidade: para moradores das asas Sul e Norte, Sudoeste, Cruzeiro/Octogonal e Noroeste
» Paróquia São Pedro de Alcântara — St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9, Lago Sul: para moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral
» Iguatemi Shopping: para moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto
» Park Shopping: para moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candângolandia e Park Sul
» Iesb Unidade Ceilândia: para moradores de Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente
» JK Shopping: para moradores de Ceilândia e Taguatinga
» Sesi — AE 03, lotes A/F, Quadra 13 — Parque dos Jequitibás, Sobradinho: para moradores de Sobradinho I, II e Fercal
» Loja Maçônica 7 de Setembro, próxima ao Hospital Regional de Planaltina: para moradores de Planaltina
» Estádio Bezerrão: para moradores do Gama e Santa Maria