O Estado de São Paulo, n.46198, 12/04/2020. Metrópole, p.A17

 

Em São Paulo, adesão ao isolamento chega a 57%

12/04/2020

 

 

A adesão da população de São Paulo ao isolamento social como forma de evitar a propagação da covid-19 chegou a 57% anteontem. O número representa uma elevação em relação às últimas medições. Na quinta, o índice era de 47%. Na quarta, dia 8, a taxa havia sido de 49%.

O governador João Doria (PSDB) projetava que o isolamento atingisse 60% da população neste fim de semana, rumo aos 70%, índice considerado ideal, até semana que vem. Caso não houvesse adesão voluntária, ele não descartou tomar medidas mais restritivas, como aplicação de multas e até prisão para quem desrespeitar a medida.

“Se não elevarmos para mais de 60% na próxima semana, a Prefeitura e o governo tomarão medidas mais rígidas. Queria evitar isso porque medidas rígidas significam que as pessoas poderão receber não só multa, advertência, mas também voz de prisão”, comentou Doria.

As informações são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo paulista. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel de 40 cidades, em parceria com as operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. A central analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento das pessoas. Com isso, é possível apontar as regiões que apresentam maior adesão à quarentena. “Se a taxa de isolamento continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, David Uip.

A diminuição nos índices de isolamento da população foi observada em praticamente todas as capitais brasileiras entre a última semana de março e os primeiros dias de abril.