O globo, n. 31667, 15/04/2020. Especial Coronavírus, p. 7

 

A segunda batalha

15/04/2020

 

 

Aos 99 anos, veterano da FEB vence o coronavírus

 Um ex-combatente brasileiro na Segunda Guerra mundial venceu o novo coronavírus e recebeu alta, ontem, em Brasília, aos 99 anos de idade. Ernando Piveta estava internado na ala de Covid-19 do Hospital das Forças Armadas (HFA), na capital federal, há oito dias por causa da doença.

A equipe médica explicou que Piveta não foi submetido ao tratamento com hidroxicloroquina porque a droga apresentava um risco maior do que o benefício para o seu quadro, uma vez que o paciente já tinha problemas cardíacos preexistentes.

Ao deixar o hospital, no início da tarde, o ex-membro da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi aplaudido pela equipe médica. O ex-combatente fez questão de agradecer.

— Fiquem com Deus! Deus os abençoe! — disse Piveta à equipe, antes de entrar no carro e retornar para casa.

GUERRA CONTRA DOENÇA

Em um vídeo divulgado pelo Exército em suas redes sociais, Piveta agradeceu pelo tratamento que recebeu na unidade e também aos militares que prestaram apoio. O Exército lembrou que a alta ocorreu no mesmo dia em que se comemoram os 75 anos da “Tomada de Montese”, umadas campanhas vitoriosas das tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. P iveta comparou a sua experiência coma vivi dano conflito, nos anos 1940.

— Na guerra, você mata ou vive. Aqui, tem que lutar para poder viver. Saí dessa luta vencedor — afirmou no vídeo divulgado pelo Exército.

A recuperação do idoso foi comemorada pelo corpo médico e pela direção do hospital. Segundo os diretores, a alta de Piveta é um motivador para toda equipe da unidade de saúde que vem trabalhando no enfrentamento ao novo coronavírus.

O ex-combatente da FEB fazia parte do 4º Regimento de Artilharia Montada (4º RAM), baseado em Itu (SP), quando foi convocado para o front, em setembro de 1942, um mês depois do Brasil declarar guerra aos países do Eixo—Alemanha, Itália e Japão. Piveta deixou o interior de São Paul ode treme segui upara o Ri ode Janeiro, onde embarcou no navio Almirante Alexandrino com destino a Dakar, no Senegal. No país africano, fez treinamentos e se preparou para futuras mobilizações durante o conflito.

OUTRO CASO

Após retornar ao Brasil, o ex combatente e seu regimento foram enviados para Alagoas, no Pontal do Coruripe, onde permaneceram em posição de defesa do território brasileiro até o final do conflito na Europa. Nesse período, Piveta atuou também em ações de guarda na costa do Nordeste, incluindo Fernando de Noronha, Natal e Recife.

O ex-combatente não foi o único nonagenário ase recuperar do novo coronavírus nesta semana. No domingo, uma senhor ade 97 anos teve alta de um hospital particular em São Paulo após 11 dias internada para tratara doença. Apesar do quadro grave, Gina Dal Colleto conseguiu superar o novo coronavírus com o apoio da filha, Maria Helena, de 59 anos, que passou a acompanhá-la após ela mesma ter sido curada da Covid-19. A alta de Gina também foi celebrada pela equipe médica.