Título: MEC admite que errou
Autor: Castro, Grasielle
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2012, Brasil, p. 8

A participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) eliminada por engano terá uma nova chance para fazer a prova. A adolescente, que mora em São Paulo, foi acusada de ter postado uma imagem da prova na internet, mas, de acordo com o MEC, a autora da publicação foi uma homônima, que prestou o exame em Mogi das Cruzes, na região metropolitana da capital paulista.

O ministro Aloizio Mercadante disse ontem que, após reconhecer o erro, ligou para a mãe da estudante e disse a ela que, de fato, a menina não tinha cometido nenhuma irregularidade. "Houve um erro, reconhecido pelo MEC, já comunicado. Disse para a mãe dela que a estudante terá todo o direito de fazer, entre os dias 3 e 4 de dezembro, a prova que perdeu", disse Mercadante. No mesmo dia, também prestarão o exame a população carcerária e as pessoas que, por motivos pontuais, não puderam participar do certame. Entre elas, está a candidata que entrou em trabalho de parto minutos antes do início do exame.

No último fim de semana, 65 estudantes que publicaram imagens na internet foram imediatamente identificados e desclassificados. O edital do Enem proíbe o uso de qualquer equipamento eletrônico durante a avaliação.