Título: Em busca dos "órfãos” de Russomanno
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2012, Política, p. 4

A declaração de neutralidade do PRB de Celso Russomanno abriu uma guerra entre Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) pelos votos do candidato que ter­minou o primeiro turno com 21,6% da preferência do eleitora­do, equivalentes a 1,32 milhão de votos na capital paulista.

Russomanno, que seguiu a li­nha desenhada por seu partido e afirmou que não subiria no pa­lanque de nenhum dos ex-rivais, não chegou a se colocar no pri­meiro lugar em nenhuma zona eleitoral de São Paulo. Conse­guiu, contudo, boa performance em regiões de alta densidade populacional, como em Valo Velho, na divisa com Itapecerica da Serra, onde superou o tu­cano por quase 11 pontos per­centuais, alcançando 26,53% dos votos. Em Vila Jacuí, Zona Leste de São Paulo, o candidato do PRB obteve 28,79%, aproxi­mando-se de Haddad, com 33,49% dos votos.

Os dois comitês agora se en­galfinham para conquistar justa­mente essas parcelas do eleitora­do. Dominadas por Haddad, as áreas periféricas da capital pau­lista são vistas pela coordenação da campanha de Serra como "mais pragmáticas, impermeá­veis" aos ataques do tucano a respeito do mensalão. "Vamos ter que encontrar um discurso mais afinado com os interesses desse eleitor", reconhece um in­tegrante da equipe de Serra.

Para Haddad, o desafio será aproveitar os votos de Russomanno em zonas dominadas por Serra, como a Casa Verde ou a Lauzane Paulista, onde o petis-ta ficou em terceiro lugar, um ponto percentual atrás dos 24,12% alcançados por Russo­manno.